November 04, 2007

MAU – O polémico filme «Fados» de Carlos Saura fez apenas cerca de 20.000 espectadores nas suas duas primeiras semanas de exibição, segundo dados do ICAM. Da primeira para a segunda semana perdeu mais de metade dos espectadores (pelos vistos ninguém entusiasmou os amigos a irem ver o filme), e reduziu a exibição dos 14 écrans iniciais para dez. Para uma coisa que se queria um popularizador do fado…. Estamos conversados.


PÉSSIMO – Não há na Comunidade Europeia nenhum Tratado de Dublin, mas no entanto na Irlanda vive-se melhor que em Portugal; não há na Comunidade Europeia nenhuma Estratégia de Madrid, mas no entanto em Espanha a economia está em boa forma, os impostos são mais baixos e o deficit não é um problema – os Espanhóis trataram foi de criar uma estratégia para Espanha e conseguiram. Por cá temos uma Estratégia e um Tratado de Lisboa que são a prova de que os nossos governantes se importam mais em brincar a criar símbolos, do que em resolver os problemas do país.


O MUNDO AO CONTRÁRIO – Sábado recebo em casa uma chamada de uma operadora de telemarketing que se identifica como sendo da Deco (Associação de Defesa dos Consumidores), propondo novos serviços. Pergunto-lhe se não acha estranho que uma Associação de Defesa do Consumidor esteja a fazer telemarketing, importunando ao telefone pessoas que não lhe deram autorização para ligar. Diz-me que não. E insiste em querer vender alguma coisa.


INDEFESOS – O Governo vai avançar com uma revisão legislativa que vai permitir que os serviços secretos façam escutas telefónicas. A coisa promete…


PESADELO – No entretanto soube-se que as polícias contratam detectivos privados para fazerem escutas ilegais. Não, não é rumor, foi dito no Parlamento pelo Procurador Geral da República.


VER – Vale a pena ir ver (até 10 de Novembro) os trabalhos recentes de Pedro Zamith, expostos na Galeria Arqué, em Lisboa. Sob o título «Zoollywood», Zamith revê ícones e memórias de instantes do cinema numa aproximação que parte do universo da Banda Desenhada para formular interpretações pessoalíssimas das das imagens originais que aqui são evocadas e recriadas. A aproximação à banda desenhada é natural – Pedro Zamith tem três livros de BD publicados e esta é a sua quinta exposição individual. Galeria Arque, Avenida Miguel Bombarda 120 A, das 12 às 20h00 de segunda a sábado.


PETISCAR – Os bares dos bons hotéis são um bom sítio para petiscos fora de horas. E, um dos melhores, é o «Le Ganesh», do Méridien de Lisboa, na Rua Castilho. Ao almoço há alguns bons pratos portugueses como sugestões do dia, ao fim da tarde e à noite a oferta de boas e imaginativas sanduíches. É uma alternativa simpática e muito confortável à rotina das tostas mistas e pregos de outros locais, a preços razoáveis.


LER – Peter Ackroyd é um escritor inglês que se tem notabilizado pelas suas biografias e que antes se tinha feito notar pela sua colaboração na revista «The Spectator». A mais recente das suas obras é uma invulgar biografia em que o sujeito é o rio Tamisa. Dickens, a cidade de Londres, Blake e Thomas More foram temas de outras biografias que escreveu. Baseado numa investigação minuciosa e portador de um estilo cativante, Ackroyd escreveu em 2005 uma biografia de Shakespeare que nos leva dentro da vida na Inglaterra do século XVI, relatando o dia a dia, desde as origens em Stratford-upon-Avion até Londres, as companhias de teatro, os problemas pessoais, as cenas do quotidiano. Escrita quase em tom de romance de aventuras, esta biografia é irresistível. A tradução, muito boa, é de Telma Costa e a edição é da Teorema.


OUVIR – Este ano assinala-se o 50ºaniversário da estreia de «West Side Story» e a Deutsche Grammophon resolveu fazer uma edição especial da obra. Esta edição inclui a versão integral da histórica gravação de 1984 em que o autor , Leonard Bernstein, dirige Kiri Te Nanawa, José Carreras, Tatiana Troyanos, Kurt Ollmann e Marilyn Horne. A mesma edição inclui ainda um DVD com o making of da gravação do disco. Podemos ver no DVD momentos dos ensaios e depoimentos dos vários participantes. A edição inclui ainda um pequeno livro com a cronologia e a história de «West Side Story», assim como abundante material fotográfico. A não perder.


DESCOBRIR – Uma boa novidade da blogosfera, o novo blogue de Pedro Lomba e Pedro Mexia, acessível em www.ogattopardo.blogspot.com que tem a decorrer uma bela sondagem sobre o Tratado de Lisboa. Vão lá, vejam e votem. E leiam o blogue com atenção, que vale bem a pena.



BACK TO BASICS – Tentar perceber o que se passa no mundo apenas ouvindo os noticiários da televisão é como querer saber as horas num relógio só com um ponteiro.