October 15, 2007

BOM – O artigo de Rui Ramos na edição de Outubro da revista «Atlântico» sobre Che Guevara. No meio da propaganda romântica toda que tem surgido nos últimos dias, Rui Ramos explica «como é que da colecção de fuzilamentos e fracassos acumulados por Che se chegou ao sucesso da t-shirt». Aliciante.


MAU – Alguém anda a dar instruções à polícia para vigiar mais as manifestações – bem sei que o Ministro da Administração Interna vem de um serviço de informações, de uma polícia secreta, mas não me parece que esta seja uma boa maneira de garantir a coexistência do exercício do poder com o exercício das liberdades individuais.


O MUNDO AO CONTRÁRIO – O PSD meteu-se numa confusão interna, com ameaças e perseguições, que replica dentro daquele partido o clima que o PS está a criar no país. Alguma coisa está errada nisto tudo.


DESCOBRIR – Uma nova galeria, exclusivamente dedicada à fotografia, a Potássio Quatro (P4Photography). A exposição inaugural chama-se «Atlas» e reúne trabalhos de Carlos M. Fernandes, João Mariano e Rui Fonseca. Foi feito um livro de edição limitada (50 exemplares) com os trabalhos expostos, também à venda na galeria, Rua dos Navegantes 16, na Lapa, em Lisboa.


VER – A exposição de João Fonte Santa na VPFCream Arte – pintura que vive num universo nascido na banda desenhada e em paisagens urbanas um pouco caóticas e inesperadas. Se tem curiosidade visite o site da galeria onde pode ter uma ideia das obras, mas o melhor é mesmo ir lá – Rua da Boavista 84, 2º, Sala 2, de terça a sábado, das 14h00 às 19h30, até 3 de Novembro, ou então www.vpfcreamarte.com . Mesmo por cima fica a Plataforma Revólver onde está uma sonora instalação, «Remote Control», que explora as possibilidades de cruzamento entre a música e as artes plásticas com nomes como António Olaio, Nuno Rebelo, Graça Sarsfield ou Pedro Tudela, entre outros.


PETISCAR – Confesso que este é um daqueles sítios onde almoço muitas vezes – a localização é-me cómoda e gosto do ambiente. Às vezes apetecia-me jantar lá, mas a casa encerrava por volta das oito. Desde o passado dia 1 de Outubro o horário foi alargado de segunda a sexta até às 24h00 e ao sábado até à uma da manhã. Estou a falar do City Café, onde os pratos do dia são frequentemente uma boa surpresa e onde os bifes, as saladas e as pastas são sempre boas sugestões. Fica na Avenida Miguel Bombarda 133 B, tel. 213 155 282.


LER – David Lynch fez nome no cinema, mas volta e meia faz umas incursões pela escrita. A mais recente chama-se «Catching The Big Fish», é de 2006 e consta de cerca de oito dezenas de curtas reflexões sobre temas do quotidiano, desde a música aos filmes, passando por pessoas, observações de circunstância ou meras reflexões pessoais. Na introdução Lynch afirma que as ideias são como os peixes: se queremos um peixe pequeno podemos andar a pescar em riachos, mas se queremos peixes maiores teremos que ir para águas mais profundas. O livro tem como subtítulos as palavras «meditation, consciousness and creativity» e é de leitura apaixonante. A edição é inglesa, da Penguin e comprei o meu exemplar na livraria Pó dos Livros, Avenida Marquês de Tomar 89-A.


OUVIR – O novo disco de Bruce Springsteen, «Magic», é um regresso aos seus melhores tempos de um rock intenso, com um som forte e um pouco áspero, com baladas tocantes. Aqui está ele de novo ao lado da sua E Street Band, numa produção verdadeiramente fiel ao som inicial do grupo, assinada por Brendan O’Brien. É um disco um bocado fora de tempo e fora de época e é daqueles casos em que se pode dizer que «primeiro estranha-se, depois entranaha-se». É o que me tem acontecido: quanto mais vezes o ouço, mais me sinto enrolado nas suas canções – entre todas destaco uma que repito muitas vezes, «I’ll Work For Your Love». CD Sony/BMG


IR – A partir de sábado dia 13 e até 20 de Outubro decorre a 11ª edição da Festa do Chiado, uma ideia do Centro Nacional de Cultura. Desde uma feira de alfarrabistas até exposições, conferências e passeios, de tudo se encontra no programa que pode ser consultado em www.cnc.pt . Esta é a semana em que todos os pretextos são bons para se dar uma passeata de fim de tarde no Chiado – ainda para mais o tempo parace que vai estar convidativo. Podem ver montras magníficas (a actual da Hermes é extraordinária) e descobrir como aquele é um dos melhores locais desta nossa Lisboa.


BACK TO BASICS – « A RTP não pode ser vista como uma empresa como qualquer outra, pelo simples facto de a sua cadeia de poder começar em José Sócrates, Primeiro-ministro e continuar em Augusto Santos Silva, Ministro da tutela (palavra bem significativa), na Administração da RTP e por fim em toda uma série de chefias por ela nomeadas» - José Pacheco Pereira, Abrupto.