November 04, 2007

ARTE
(publicado no diário «Meia Hora» de dia 31 de Outubro)

Na semana passada abriu na Fundação de Serralves, no Porto, uma exposição sobre a obra do artista norte-americano Robert Rauschenberg, mais precisamente sobre o seu trabalho na década de 70. A imprensa tem publicado imagens das peças em exposição e aposto que algumas dessas imagens terão surpreendido muita gente.

A imagem mais divulgada foi de uma obra de 1973, feita à base de um velho triciclo. Sou capaz de imaginar que não poucas pessoas terão olhado para a fotografia e pensado: «mas porque é que isto é arte?».

Esta pergunta – que surge tantas vezes perante arte contemporânea – é um dos maiores desafios que a criação artística coloca. E este desafio tem a ver com o facto de o exercício da criatividade – e da criação artística em particular – ter por objectivo fazer pensar, confrontar as pessoas com dúvidas, inquietações e interrogações – e, também, incomodidades. A obras de arte não são consensuais – a polémica tem convivido com a Arte ao longo de toda a história da Humanidade e os grandes momentos de ruptura - e de avanço - foram sempre muito polémicos.

Rauschenberg é considerado um dos grandes nomes da arte contemporânea e a sua obra desde cedo fez cruzar a pintura com a escultura, a fotografia e a gravura, ao mesmo tempo que foi utilizando materiais não tradicionais. Com outro norte-americano, Jasper John, desbravou os caminhos que anos mais tarde levariam Andy Warhol, e outros, à pop art. Robert Rauschenberg tem aquilo que torna importante um artista: é um experimentador nato, que combina a criatividade com a provocação, que gosta de cruzar territórios aparentemente em rota de colisão. Não foi por acaso que os Talking Heads lhe pediram para desenhar a capa da edição limitada do álbum «Speaking In Tongues» , de 1983.

Voltemos a Serralves, onde esta exposição vai ficar até 30 de Março: a Fundação tem sido habilmente provocadora e eficazmente atraente – a prová-lo estão os números dos visitantes das suas exposições. Serralves é a prova de que as pessoas gostam de descobrir aquilo que, à primeira vista, podem não compreender. Basta darem-lhes oportunidade para isso.