October 02, 2006

PREÇO – 620 000 dólares é o preço de um spot de 30 segundos no intervalo do show de maior audiência da Fox TV, a versão norte-americana dos «Ídolos». Outros preços: um spot de 30 segundos no intervalo de «Desperate Housewives» nas noites de Domingo na cadeia ABC custa 394 000 dólares e CSI às Quintas na CBS vale 347 000. «Grey’s Anatomy», da ABC, que esta semana derrotou CSI em audiências, valia até agora 344 000.

GOLFE – Em 1996 a Nike assinou um contrato com Tiger Woods, inicialmente só para roupas. Em 1998 a companhia decidiu criar a marca Nike Golf. Em 2000 Tiger Woods começou a jogar com bolas da Nike, mediante mais um contrato, e em 2002 reforçou o seu envolvimento com a marca, jogando a partir dessa data com tacos Nike. Este ano a Nike subiu ao quarto lugar das marcas mais importantes no golfe, uma ascensão meteórica nos oito anos que leva no sector, com uma facturação de 650 milhões de dólares. Mas não é só aqui que eTiger Woods faz «milagres»: a Buick diz que desde que Woods está associado à marca conseguiu diminuir a idade média dos seus clientes em dez anos, um dos seus objectivos face ao envelhecimento da sua clientela. Os contratos de patrocínio de Tiger Woods significam 87 milhões de dólares por ano e envolvem outras marcas como os relógios TAG Heuer e os cartões American Express.

COMPROMISSO – Mais do que as presenças, foram muito notadas algumas ausências na segunda edição do Compromisso Portugal, na semana passada. Mais curioso ainda foi ver o alinhado batalhão de opiniões contra as propostas saídas da reunião. E, ainda mais engraçado, foi notar que depois de vários porta-vozes governamentais, fardados e à paisana, terem arrasado as observações do Compromisso sobre a Função Pública, eis que a própria Comissão oficial nomeada pelo Governo apareceu a dizer coisas, na substância, semelhantes. Não admira que tivesse sido sumariamente despedida.

LISBOA – Tenho muita pena de Lisboa, do estado a que as coisas chegaram, de a Câmara Municipal querer aumentar os encargos de estacionamento residencial para os moradores, em vez de procurar cativar mais gente para viver na cidade. Tenho pena que uns folclóricos tenham posto metade da cidade às escuras com umas capas ridículas nos candeeiros. Tenho pena do caos de obras e da irresponsabilidade geral. Tenho pena de todas as indefinições, como a do futuro do Pavilhão de Portugal. Não gosto de viver numa cidade em que e Assembleia Municipal passa uma sessão inteira (como aconteceu na semana passada) a discutir moções em vez de debater os pontos da Ordem de Trabalhos. Não me agrada que quem vive na cidade seja mal tratado – mas é o que acontece.

LER – Passei os anos 80 a ler a «Face», os anos 90 a ler a «Wired» e agora devoro a «Wallpaper». Não me arrependo: a revista faz dez anos e comemora-os com uma edição especial, de encantar, imperdível e arrasadora.

OUVIR- O tributo a Mozart gravado por Anna Netrebko, Thomas Quasthoff, Bryn Terfel, Elina Garanca e René Pape, que interpretam árias de «Le nozze di Fígaro», «La clemenza di Tito», «Don Giovanni», «Idomeneo», «Die Zauberflute» e «Cosi Fan Tutte», sob a direcção de Cláudio Abbado, Charles Mackerras e Sebastien Weigle. Bem sei que a teoria dos «Best Of» não é coisa que se recomende, mas este tributo a Mozart é a excepção que vale a pena conhecer – arrisque começar o dia assim, com a Netrebko a cantar a «Giunse alfn il momento», das «Bodas de Fígaro». CD «The Mozart Album», edição Deustche Grammophon, Universal Music.

PETISCAR – Um dia destes entrei num sítio simpático para almoçar à procura de qualquer coisa levezinha. Encontrei na lista uma ideia sedutora, Braz de Vegetais, esclareceram-me que era uma espécie de Bacalhau à Braz em que o bacalhau era substituído por legumes, e resolvi experimentar. Resposta rápida da gentil funcionária: « - olhe que vai ficar com fome» . Bem sei que tenho um volume considerável, mas mesmo assim arrisquei. Não me arrependi, «Spazio», Av. Sacadura Cabral 53-B, Lisboa, tel. 21 797 07 60.

PERGUNTA VADIA – Porque é que o Primeiro Ministro não conta como foi a reforma do sistema de pensões que o PSOE promoveu em Espanha há uns anos?

BACK TO BASICS – Existem três géneros de mentiras: as mentiras simples, as maldosas, e as estatísticas. (Benjamin Disraeli).