September 14, 2006

GRATUITOS – A guerra entre os novos vespertinos gratuitos de Londres está ao rubro. De um lado «The London Paper» da News International, que utiliza 700 ardinas de nova geração; do outro o «London Lite», da Associated Newspapers, que utiliza 500 distribuidores. Ambos os jornais imprimem 400.000 exemplares diários e estão na rua a partir das 16h30, nas estações de comboio, metro e grandes pontos de passagem. Se querem ter uma ideia do que é um deles visitem www.thelondonpaper.com .
DESPORTO – E a guerra vai ainda aumentar mais quando na sexta feira 29 de Setembro começar a ser distribuído um jornal semanal de desporto, o «Sport». Inicialmente apenas com distribuição em Londres e uma tiragem de 350.000 exemplares, o «Sport» projecta ter distribuição nas principais cidades britânicas daqui a algumas semanas, prevendo um aumento de número de exemplares impressos. O jornal é distribuído entre as sete e as nove e meia da manhã no metro, comboios, ginásios, clubes desportivos e sedes de empresas, além de algumas das principais linhas aéreas. O investimento inicial é de sete milhões de libras. O «Sport» é um formato francês que existe há cerca de dois anos e foi criado pela Sport, Media et Stratégie. Distribui 525.000 exemplares por semana em 11 cidades francesas e começou a dar lucros a partir do final de 2005. Grandes fotografias, entrevistas de fundo, antecipação dos principais jogos, um guia do desporto na TV, desportos radicais e um mix que dedica 2/e do espaço ao futebol e o resto a outras modalidades é a fórmula de um dos grandes casos de sucesso no domínio dos jornais gratuitos.
DIGITAL – A área de televisão da Warner acaba de criar o Studio 2.0, uma empresa que vai desenvolver projectos expressamente concebidos para distribuição via banda larga e dispositivos sem fios, nomeadamente programas de curta duração, de imagem real e animação. O objectivo é licenciar este programas a sites da Internet e operadores de telecomunicações e a Warner é o primeiro dos grandes estúdios de Hollywood a entrar nesta área.
CURIOSO- Um recente inquérito à segurança rodoviária realizado na Rússia indica que um quarto dos condutores russos praticam diversas formas de actividade sexual ao mesmo tempo que conduzem os seus automóveis. O estudo foi patrocinado pelos pneus Goodyear para tentar perceber a razão porque cada vez há mais acidentes nas estradas russas.
POLÍTICA – Um bom amigo meu resumia assim a situação política desta maneira:« não há que enganar, a direita finalmente é maioritária e abrange um leque cada vez mais alargado, que vai de Jaime Nogueira Pinto a António Costa, com Sócrates mais ou menos a meio do gráfico».
LER – A revista portuguesa «Attitude» está cada vez melhor do ponto de vista de conteúdo. Centrada na arquitectura, arte, design e interiores, a «Attitude» é editada no Porto, vai na sua oitava edição, tem um arranjo gráfico cuidado, uma edição fotográfica criteriosa e o dossier sobre Amsterdão que vem nesta edição é de leitura obrigatória para quem quiser visitar a cidade.
OUVIR – Sem saudosismos nem pieguices o novo disco de Bob Dylan, «Modern Times», é uma belíssima surpresa. Aos 65 anos Dylan continua a mostrar saber fazer grandes canções, que se desenrolam de forma natural. Muito «bluesy», com um ritmo bem marcado, «Modern Times» merece que os mais relutantes não torçam o nariz e ouçam as dez canções novas que aqui estão. É absolutamente surpreendente que Dylan, ao fim de todo este tempo (o seu primeiro disco data de 1962), continue a afirmar o seu talento. Se tivesse que escolher três das dez canções apontava já «Someday Baby» , «Beyond The Horizon» e «Ain’t Talkin». CD Columbia, distribuído por Sony Music.
COPOS – Procura um lugar invulgar para um copo ao fim da tarde no centro de Lisboa? Experimente o bar 39 Degraus, na Cinemateca Portuguesa, Rua Barata Salgueiro 39. O bar – cafetaria serve almoços ligeiros entre o meia dia e meia e as três e jantares até as dez e meia. Fecha ao Domingo e a qualidade é boa. Tel. 213 596 200.
BACK TO BASICS – Uma noite de verão é como um pensamento perfeito, Wallace Stevens