December 26, 2007

A MÚSICA DO CÉU
(Publicado na edição do diário «Meia Hora» do dia 19 de Dezembro)

Rodrigo Leão é hoje em dia um dos mais prestigiados músicos portugueses a nível internacional. Não é por acaso: quando se decidiu por uma carreira a solo, depois de ter estado em projectos como os Sétima Legião e Madredeus, Rodrigo Leão tornou-se notado mais depressa em Espanha do que em Portugal. Aqui o êxito demorou-lhe a surgir. Sempre vendeu mais discos no estrangeiro que no seu país e faz frequentes digressões internacionais. Ainda na semana passada actuou em diversas igrejas de Milão numa iniciativa a que se chama «La Musica Dei Cieli» e por onde têm passado alguns dos mais importantes nomes da world music contemporânea.

Compositor e intérprete, Rodrigo Leão é quem melhor conseguiu traduzir, musicalmente e com a cojugação entre instrumentos tradicionais e contemporâneos, o sentir português. A música, as peças instrumentais, são ponto constante da sua carreira dos últimos anos. Mas não tem descurado a palavra e as suas canções são peças de uma rara harmonia e equilíbrio, de uma enorme sensibilidade e poesia. Pelos seus discos passaram nomes como Beth Gibbons e Ryuichi Sakamoto, mas também Lula Pena e Adriana Calcanhoto ou os portugueses Sónia Tavares, Nuno Gonçalves e Rui Reininho. Em 2004 o seu disco «Cinema» foi considerado pela revista Billboard como um dos melhores trabalhos de world music desse ano.

Não por acaso foi a Rodrigo Leão que António Barreto e Joana Pontes pediram para compôr a música original para a série documental «Portugal, Um Retrato Social». O trabalho realizado para os sete episódios desta série foi agrupado sob o nome genérico «Os Portugueses». Nestes temas originais percebe-se ainda melhor esta característica única que Rodrigo Leão tem: o de conseguir conjugar a tradição musical portuguesa, as nossas sonoridades e sentimentos, com uma forma de apresentação universal e moderna – do ponto de vista técnico e estético.

Deixo-vos uma boa notícia: quem quiser ouvir Rodrigo Leão nas suas composições de «Os Portugueses» pode ir ao Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, em Lisboa, desde hoje até dia 22 e, depois de dia 26 a dia 29, sempre às 19h00. Não percam.