November 26, 2007

MAU – A «Visão» relatou que um músico do grupo de violinistas Corvos foi atropelado por um condutor que se pôs em fuga. O condutor, sabe-se agora, era um polícia cujo carro não tinha nem seguro válido nem revisão periódica efectuada. Acham mesmo que se pode confiar na polícia com agentes destes no activo?


PÉSSIMO – Nas últimas semanas abundam as notícias de polícias e ex polícias implicados em associações criminosas. A imprensa relata nomes e conta situações. Confirmam-se as conexões entre elementos com ligações às forças policiais e o crime organizado, a um nível até superior ao que se imaginava. E dos responsáveis não se ouve sequer um pio.

.

O MUNDO AO CONTRÁRIO – O arquitecto Manuel Salgado foi conselheiro da Expo, a entidade que promoveu a construção da muito vistosa mas incómoda e desoladora Gare do Oriente; foi também desenhador de alguns aspectos do CCB; agora, como vereador da Câmara de Lisboa, vem dizer, a propósito de grandes obras, que não quer mais megalomanias em Lisboa. É de mim ou há aqui qualquer coisa estranha?


INDEFESOS – O problema não está em a Direcção Geral de Contribuições e Impostos cobrar as dívidas fiscais; o problema está quando o faz ao arrepio dos direitos dos cidadãos, quando erra e não admite o erro, quando torna norma a prepotência. O Estado está em vias de assumir o comportamento dos senhores feudais na cobrança de impostos.


PESADELO – Sócrates arrisca-se a ficar na História por tornar Portugal um albergue de figuras que atropelam a democracia nos respectivos países, como Robert Mugabe e Hugo Chávez. Não há tratados de Lisboa que tapem a queda do Primeiro Ministro pelos líderes autoritários. Uma projecção de si próprio?


INACREDITÁVEL – A jornalista da RTP Judite de Sousa entrevistou o ainda presidente da empresa sobre a sua carreira como gestor num programa do primeiro canal do operador de serviço público. É de mim, ou isto ultrapassa um bocadinho o limite do bom senso?


EXTRAORDINÁRIO – Scolari fez carreira a baixar as expectativas. Se recordarem o que diz antes de cada encontro, o que ele faz é mesmo isso – é sempre colocar a fasquia mais para baixo. Nunca hei-de entender como há quem ache que ele é um motivador. Cá para mim é milagre que Portugal, com um método destes e tão mau futebol jogado, se tenha conseguido apurar. Scolari é o treinador que não aposta na vitória, nem no primeiro lugar, apenas no ir andando.

DESCOBRIR – A boa rádio é assim: sempre que posso ouço os «Três minutos de ciência» que de uma forma coloquial e descomplicada Nuno Crato oferece de 2ªa a 6ª na Europa Lisboa, com emissões às 12h40, 15h40 e 19h40. Esta bela rádio, essencialmente dedicada ao jazz, pode ser ouvida em 90.4 FM, em www.radioeuropa.fm ou na opção de rádio da powerbox da TV Cabo.

PETISCAR – O «Café de S. Bento» tem agora uma sala no primeiro andar. A escada é íngreme mas uma mesa – com vista para o Parlamento – compensa o esforço. E, sobretudo a qualidade do bife e a excelência das batatas fritas são factos incontornáveis. Os empregados, honestamente, dizem que o meio bife é quantidade que chega e têm razão. Experimente-o grelhado e mal passado e verá a excelência da matéria prima. Rua de S. Bento 212, tel. 213952911.


LER – A edição de Novembro da revista «Wired» que tem por tema de capa a Manga japonesa com um belo artigo sobre a indústria de banda desenhada entretanto criada. Outro artigo a ler é sobre as melhores teorias de conspirações desenvolvidas nos últimos anos.


VER – A exposição «Desenhar o Desenho», patente desde esta semana na Galeria Baginski em Lisboa. Daniel Barroca, Paulo Brighenti, Carlos Bunga, Miguel Palma e os intrigantes e sedutores Carlos Correia e Cecília Costa mostram trabalhos inesperados. Até 18 de Janeiro, Rua da Imprensa Nacional 41, cv esq, de terça a sábado entre as 13h30 e as 19h30.


OUVIR – A soprano Anna Netrebko, a meia-soprano Elina Garanca, o tenor Ramon Vargas e o barítono Ludovico Tézier juntaram-se em Agosto passado na cidade de Baden Baden para um recital com árias célebres de algumas óperas italianas e francesas, A direcção do projecto – e da orquestra – foi de Marco Armilato. De Verdi a Bizet, passando por Donizetti ou Puccini, o recital foi magnífico. A Deustche Grammophon gravou-o e editou-o agora no CD «The Opera Gala». Distribuição Universal Music



PERGUNTANDO… Será mesmo verdade que Mário Lino foi o último a saber da nomeação de Almerindo Marques para as Estradas de Portugal? E será que se pode acreditar que Santos Silva estava a trabalhar na recondução do Presidente do CA da RTP, mas só o disse depois de se saber da sua passagem para as rodovias?


BACK TO BASICS – Um erro em política tem preços diferentes conforme quem o pratica – anónimo, a propósito do reconhecimento das inconsistências dos documentos que serviram de pretexto à invasão do Iraque, feito esta semana por Durão Barroso.

Labels: ,