May 13, 2007

NOTA - ESTA SEMANA «A ESQUINA DO RIO», por boa decisão do editor do suplemento «week-end», às sextas no «Jornal de Negócios», foi escrita como se estivéssemos em 2011, daqui a quatro anos. Por isso o tom dos parágrafos seguintes.

A SEMANA em Maio de 2011- A Ordem dos Engenheiros atribuíu esta semana uma cédula profissional ao ex-Primeiro Ministro José Sócrates… Novas eleições autárquicas intercalares são esperadas para a Câmara Municipal de Lisboa no espaço de dois a três meses, após anos de sucessivos actos eleitorais que apenas aprofundaram a crise existente… Marques Mendes foi nomeado coordenador do Grupo Parlamentar de Investigação sobre a história recente da oposição em Portugal… O novo partido Liberal, saído de quadros do PP e do PSD descontentes com as suas direcções, realiza no próximo fim de semana a sua primeira convenção nacional … João Cravinho regressou esta semana de Londres, após ter terminado o seu mandato no organismo internacional onde esteve colocado, mas o actual secretário-geral do PS, António Vitorino, afirmou já que não tenciona subscrever o pacote anti-corrupção que o histórico dirigente socialista persiste em apresentar no Parlamento.

LER – O mercado está inundado de livros de memórias de ex-políticos que relatam todas as peripécias da sua passagem pelo Poder. Os mais recentes, de Paulo Portas e José Sócrates, estão na lista dos títulos mais vendidos, o mesmo não acontecendo com os «Relatos Pessoais» de Francisco Louçã a quem os críticos acusam de ter feito uma narrativa sem pormenores aliciantes. Os direitos de passagem a televisão do livro de Sócrates está a ser negociado com o envolvimento directo de Pina Moura: «A TVI sempre teve a melhor produção de ficção nacional», referiu.

VER – Portugal continua atrasadíssimo na atribuição das licenças para a Televisão Digital Terrestre e o último concurso, realizado em 2010, foi mais uma vez contestado judicialmente por um dos concorrentes ; o grupo Cofina e a Controlinveste continuam a reivindicar o direito a terem licenças no novo espectro de emissão digital, mas os grupos mais antigos do sector têm dificultado essas pretensões; numa declaração recente o responsável do maior grupo de comunicação estrangeiro em Portugal, um ex Ministro do PS e ex-dirigente do PC, sublinhou estar convicto que as suas boas relações políticas e a sua influência nas esferas do poder têm sido suficientes para dificultar a vida à concorrência.

OUVIR- Confesso que cada vez ouço menos discos, embora ouça mais música. A introdução da rádio digital há um ano atrás abriu um enorme campo de possibilidades, com rádios temáticas bem segmentadas. A Europa LX (antiga FM 90.4 Lisboa) naturalmente vocacionada para ser a rádio de referência do jazz, acompanha-me grande parte dos dias. O resto anda no iPhone ou no computador. Outro dia pus um CD a tocar e a minha neta perguntou-me que raio de coisa era aquela.

RARIDADE – A derradeira Rua de Lisboa cujo piso resiste sem buracos foi ontem fechada ao trânsito automóvel e considerada zona protegida. Está a decorrer um programa de visitas de estudo, por jovens alunos das escolas da Capital, para terem uma ideia de como era a pavimentação das artérias da cidade na altura em que havia ainda manutenção e reparações.

PETISCAR – O aquecimento global alterou de tal forma a sazonalidade dos produtos que, estamos agora em Maio e já desaparecem as sardinhas desta temporada. De facto desde há cerca de dois anos que as sardinhas têm começado a surgir cada vez mais cedo e este ano foi em finais de Fevereiro que apareceram as primeiras boas sardinhas. Como a Feira Popular continua sem abrir, resta procurar algum tasco simpático por esta cidade de Lisboa onde se possa comer o petisco.

BACK TO BASICS – «O Senhor Ministro é um homem de qualidades invísiveis» - diálogo do premonitório filme de Edgar Pêra, «Rio Turvo», estreado há quatro anos, antes de Mário Lino não ter conseguido impor a construção do aeroporto da OTA. O filme contava a história da construção de um aeroporto no Ribatejo, sob a inspiração mitológica de um bode chamado Sócrates. As limitações ao direito de expressão existentes na época levaram o realizador a rebaptizar o bicho como Platão.