March 18, 2007

ASNEIRA - O Ministério da Cultura pouco tem feito , mas ganhou ao longo do último ano o estatuto de intermediário de negócios. Esta nova competência ministerial veio de braço dado com o Comendador Berardo e com as regras que ele impôs ao Estado para garantir um bom negócio na venda da sua colecção privada ao Centro Cultural de Belém. É curioso notar que ao mesmo tempo que se tornou ágil nos negócios, o Ministério da Cultura tem-se revelado inábil e incompetente naquilo que devia ser a sua primeira função. Um sinal é o afastamento de Paolo Pinamonte do S. Carlos basicamente porque ele se pronunciou (e bem) contra a aberração de gestão que promete ser a fusão entre a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional de S.Carlos , com a criação da OPART, uma empresa mista de dança e de ópera. Outro sinal, ainda mais preocupante, é a forma como são retirados fundos ao Museu Nacional de Arte Antiga, fundos provenientes de mecenas que queriam apoiar o museu de determinada forma, fundos retirados de forma arbitrária e autoritária pela tutela que os resolveu aplicar noutros locais. O Ministério da Cultura passou dois anos sem nada fazer. Agora começou a fazer asneiras, das grandes, e dando prova de grande teimosia e arrogância



FOGACHO - Depois da operação mediática de colocar uns reboques nas Avenidas Novas a retirar carros mal estacionados, eis que desde há quinze dias nada se passa e tudo está na mesma. A EMEL, essa aberração que persegue os cidadãos de Lisboa, continua exactamente na mesma: passa multas mas não disciplina o estacionamento. Afinal foi tudo fogo de vista, um fogacho para inglês ver.


CLIENTE- Quando queremos subscrever um serviço da TV Cabo basta utilizar o telefone, o mesmo telefone que a empresa usa e abusa para maçar os seus clientes com ofertas e campanhas às horas mais inconvenientes. Mas quando o queremos desligar começa um rosário de dificuldades – tem que ser por fax, por telefone não pode ser, por email também não. Enfim, um compliquex – por alguma razão a TV Cabo é a líder de queixas na DECO.


LER – A edição especial da revista «Egoísta» integralmente dedicada a Agustina Bessa-Luís. Nesta número extra-série, permito-me destacar a entrevista que Inês Pedrosa fez à escritora. Mas merecem também destaque as extraordinárias fotografias de Maria Carapeto e Augusto Brázio, os desenhos e fotografias do marido de Agustina, Alberto Luís, e ainda dois textos, «O Amor É Fácil Demais» , de Francisco José Viegas e «Como Ninguém», de Lídia Jorge. São 88 páginas de excepção que nos são oferecidas graças à generosidade e à visão de Mário Assis Ferreira e ao talento de Patrícia Reis. Não resisto a deixar uma citação de Agustina, destacada na «Egoísta» : «Até ao fim somos amantes uns dos outros»,



OUVIR – Tenho as melhores razões para ter boas memórias dos Heróis do Mar, a banda que nos anos 80 fez Portugal aparecer na imprensa internacional, me fez ver uns concertos divertidos, me pôs a dançar e a cantar. Boas noites passei eu ao som dos Heróis… Coincidindo com a exibição do documentário «Brava Dança», de José Pinheiro e Jorge Pereirinha Pires, a EMI lançou uma colectânea com 16 temas da banda, do «Amor» à «Saudade», passando pela «Paixão», o «Fado» , a injustamente desprezada «Africana» e a sempre muito oportuna «Só Gosto de Ti». CD EMI Music Portugal.



VER – A exposição «Lisboa-Luanda-Maputo», uma iniciativa da Plataforma Revólver que junta na Cordoaria Nacional, até 24 de Abril, artistas plásticos contemporâneos de Portugal, Angola e Moçambique. Aqui está um bom exemplo do que pode ser feito graças ao esforço de uma galeria que tem procurado descobrir novas fronteiras, com o apoio de um patrocinador privado, a Alcatel.



PROVAR – Nestes dias de sol há um sítio simpático para se almoçar, mesmo no meio de Alvalade, mais precisamente por detrás do Liceu Padre António Vieira. O restaurante chama-se «A Giralda» e fica no complexo do Lisboa Racket Centre, Rua Alferes Malheiro, por detrás do Liceu Padre António Vieira. A sala é luminosa , com um varandim amplo a dar para os courts de ténis. A nova gerência assegura um serviço simpático, peixe fresco, um buffet de saladas e de pratos do dia mais substanciais, além de uma lista bem composta. A confecção e o tempero são bons, os preços razoáveis, o telefone é o 969847920, está aberto das nove às nove, só serve almoços e é muito fácil estacionar.



BACK TO BASICS –O segredo da criatividade é saber esconder as suas fontes – Albert Einstein.