November 02, 2006

MULTIPLICAÇÃO – Pois é, a vida agora faz-se não apenas em três dimensões, mas através de três ecrãs. Segundo um estudo da empresa de consultoria Telephia realizado na Grã-Bretanha, torna-se claro que os espectadores estão cada vez mais a usar três ecrãs diferentes para verem notícias e entretenimento: o da televisão, o do computador e o do telemóvel. O estudo sublinha ainda que as estações de televisão devem desenvolver uma estratégia para estes três tipos de ecrãs com o objectivo de atingirem, manterem e expandirem as suas audiências. O estudo sublinha ainda que a Mobile TV, visível nos telemóveis, está em crescimento em todos os mercados onde já tem uma oferta diversificada.

NOVIDADE – A televisão já não é o que era: nos Estados Unidos o primeiro episódio da nova série de «OC» vai ser estreado pela Fox não nos seus canais de televisão mas no Myspace.com e nos sites das suas estações, uma semana antes da sua estreia tradicional em televisão. Ou seja, a estreia é nos ecrãs dos computadores. Com o segundo episódio da nova série acontecerá o mesmo e ambos os episódios estarão disponíveis para downloads gratuitos durante um período de 15 dias. Ou seja, a net é cada vez mais uma preciosa ferramenta de promoção. «OC» («Na Terra dos Ricos» em Portugal) é uma série dirigida aos adolescentes e jovens adultos, que começam a passar mais tempo frente aos ecrãs de computador que frente aos ecrãs de televisão.

PODER – Mesmo em mercados publicitários maduros e sofisticados, as revistas são um dos sectores que não perdem eficácia em matéria de fazer chegar a mensagem publicitária aos seus destinatários. Segundo Rex Briggs, o responsável da empresa de consultoria em publicidade Marketing Evolution, as revistas são o melhor meio para garantir simultaneamente o reconhecimento das marcas e garantir intenções de compra por parte dos consumidores. O estudo que chegou a esta conclusão analisou 19 campanhas diferentes de vários sectores no mercado norte-americano, para ver como cada meio (TV, Internet e revistas) se comportava. Como se esperava a TV obteve os melhores resultados no reconhecimento das marcas, mas as revistas obtiveram melhor resultado quando se considera em simultâneo o reconhecimento da marca e a intenção de compra. Finalmente as revistas foram claramente superiores quer à TV quer à Internet se for considerada apenas a intenção de compra.

VER – Com a regularidade de um pêndulo, as melhores galerias de arte do Porto abrem também portas em Lisboa. Na semana passada foi a vez da Quadrado Azul, que abriu as suas novas instalações no Largo Stephens (perto do Cais de Sodré). O espaço é muito bom e a exposição inaugural é de escultura, com peças inéditas e marcantes que José Pedro Croft criou expressamente para serem expostas no local. A zona está aliás a ficar bem fornecida de galerias – e nunca é demais recordar que as galerias são uma boa maneira de se descobrir a arte que se vai fazendo – e ainda por cima de entrada totalmente grátis, para plagiar os Gato Fedorento.

DESCOBRIR - A Magnum é uma das mais prestigiadas agências fotográficas do mundo. Para além do seu site normal, criou há pouco tempo o Magnum Inmotion que explora as potencialidades dos novos meios e apresenta fotografias e vídeos de uma forma completamente diferente, com largo recurso a podcasts. Experimentem visitar http://inmotion.magnumphotos.com/

OUVIR – O novo disco de Beck, «The Information», claro candidato a disco do ano. Canções fortes, arranjos e produção exemplares. Vale a pena visitar www.beck.com para perceber – tal como no disco – que a criatividade e a imaginação são a melhor forma de garantir a diferença e a qualidade.

INSUPORTÁVEL – A antipatia dos empregados de balcão da Pastelaria Bénard, no Chiado.

PERGUNTAS VADIAS – Isto é um Governo ou um aumentador de preços?

BACK TO BASICS – O imposto sobre rendimentos caracteriza-se por colocar o homem justo a pagar sempre mais que o homem injusto, perante rendimentos iguais - Platão