May 13, 2006

POLÍCIA ATRAPALHA O TRÂNSITO


O trânsito em Lisboa está cada vez mais caótico e isso deve-se em grande parte à complacência da polícia. Vamos a factos: frequentemente vejo polícias a multarem e a prepararem para reboque carros que estão estacionados em contravenção, mas que não empatam o trânsito. Constantemente vejo a polícia a não fazer nada para dissuadir do estacionamento em dupla e em tripla fila. Isto sempre me fez espécie: porque é que a polícia não dissuade o estacionamento que empata o trânsito e persegue males menores? Qual o sentido disto? Dará menos trabalho?

Os locais são conhecidos, mas é nas Avenidas Novas de Lisboa que a coisa se revela mais desesperante, em particular no troço de sentido único da Avenida Miguel Bombarda – onde as quatro faixas teoricamente existentes chegam a estar reduzidas a uma única útil.

Passo por lá todos os dias e nunca vi um polícia a multar, a dissuadir. O mesmo se pode dizer da Avenida João Crisóstomo – que não se consegue fazer sem zigue-zaguear entre os carros estacionados – neste caso a escassas dezenas de metros de uma esquadra policial.

Se a polícia sabe o que se passa, não faz nada e empata recursos noutras operações que se reflectem menos no conforto dos cidadãos, só pode ser porque gosta de atrapalhar o trânsito, gosta que as coisas se compliquem, que as pessoas se enervem, que se criem engarrafamentos.

Chamemos as coisas pelo seu nome: a grande responsável do caos no trânsito na capital é a divisão de trânsito da Polícia de Segurança Pública, incapaz de definir prioridades e de agir com inteligência em vez de espírito persecutório. Um autêntico caso de polícia.