May 13, 2006

ESPREITAR – O site da revista que ganhou um dos National Magazine Awards norte-americanos, a «Virginia Quarterly Review». Graficamente deslumbrante, os conteúdos vão de artigos sobre ciência a design, passando por literatura, história e filosofia. É editada pela Universidade da Virgínia quatro vezes por ano. Podem levantar a ponta do véu em http://www.vqronline.org/ .


EUROPEIZAR – Por cá o Dia da Europa foi este ano assinalado com guloseimas no velho Martinho da Arcada, no Terreiro do Paço. A vetusta casa que albergou, entre outros, Fernando Pessoa, foi a escolhida em Portugal na iniciativa Café d’Europe. À porta, nesse dia, distribuía-se uma edição especial do «Frankfurter Allgemeine», felizmente escrita em inglês, e que levava em subtítulo «The Europe Journal». Cada um dos membros da União tinha direito a um artigo. Alguns exemplos: a boa aposta da Estónia nas novas tecnologias, a capacidade de integração dos emigrantes na Holanda, uma curiosa experiência de agricultura na Sicília, a florescente actividade artística em Barcelona, o inesperado sucesso de escritores policiais suecos, uma inovadora política social na Dinamarca. E qual o tema escolhido para Portugal? – Os incêncios de verão, num retrato devastador da política florestal e de segurança dos últimos anos. No meio de artigos essencialmente positivos, um retrato negativo do país. Nada de que nos possamos orgulhar.


VER - «Movimentos Perpétuos, cine-tributo a Carlos Paredes» é talvez o melhor dos filmes que Edgar Pêra realizou até hoje. Fruto de um trabalho longo e persistente de edição e pesquisa, baseado na gravação áudio de um recital de Paredes, promovido pelo «Mundo da Canção» no Porto, o filme acaba por ser uma espécie de «o Mundo visto por Carlos Paredes» e é isso que o torna precisamente tão atraente e contemporâneo – e por vezes incómodo. Em exibição no Lusomundo-Vasco da Gama.


VISITAR – A exposição de pintura de Francisco Vidal na VPFcream Arte (Rua da Boavista 84-2º, Lisboa, de terça a sábado das 14 às 19h30, até 17 de Junho). Já agora aproveite para conhecer o novo espaço da VPF, um andar acima, a meio caminho para a Plataforma Revólver. Aí poderá ver obras do acervo da galeria, com destaque para fotografias recentes (e muito interessantes) de José Maçãs de Carvalho, esculturas, vídeos e pinturas de diversos artistas. Mais acima, na Plataforma Revólver, está uma exposição de fotografias de Pedro Loureiro.


OUVIR – Para muitos Pete Seeger é sobretudo o autor de canções de protesto, como «We Shall Overcome», que foi o hino do Movimento pelas Liberdades Cívicas e também dos movimentos contra a guerra no Vietname, nos anos 60, nos Estados Unidos. Mas Seeger foi muito mais que isso, foi essencialmente um talentoso compositor, um divulgador persistente da música folk norte-americana. São suas canções como «Turn, Turn, Turn», «If I Had A Hammer», ou «Where Have All The Flowers Gone». O novo disco de Bruce Springsteen é um tributo a Pete Seeger através de alguns dos seus temas mais ricos do ponto de vista musical, como «Old Dan Tucker», «O Mary Don’t You Weep», «John Henry» ou «Erie Canal». Springsteen inteligentemente recria as composições com arranjos notáveis e de uma fidelidade musical absoluta às raízes do folk norte-americano, num exercício de contenção e criatividade absolutamente exemplares. Para além do CD, esta edição oferece em bónus um DVD sobre o processo de gravação, com algumas interpretações ao vivo. «We Shall Overcome – The Seeger Sessions», Bruce Springsteen, CD e DVD Columbia.


COMIDINHA – Apesar de ser muito elogiada pela generalidade dos críticos gastronómicos da estimada praça, a Quinta de Catralvos (estrada Azeitão-Sesimbra) revela-se na prática bem menos entusiasmante do que aquilo que os bem pensantes locais têm escrito. Eu não sou grande fã dos restaurantes que impingem menus degustação à força e, neste caso, o resultado foi francamente decepcionante em relação à fama que precedia o trabalho do chefe Luís Baena. O serviço foi pouco cuidado, apressado, esquecido (apesar de a sala estar meio vazia). Em suma, não apetece muito lá voltar. Tel. 212197610.


Back To Basics - «Belas palavras e uma aparência insinuante raramente estão associadas à virtude» - Confúcio.