February 27, 2006

O CASO – Há muitos anos que se ouve dizer que a empresa Bragaparques cresceu de uma forma veloz graças a não ter encontrado dificuldades de maior nos seus projectos em Braga e noutras cidades do país. Tem ficado sempre no ar que os negócios são melhores para a empresa do que para as autarquias envolvidas, e tem ficado sempre na dúvida se não terá havido nalguns casos tratamento privilegiado. Como é de dinheiros e de bens públicos que se trata, o elementar é que a Câmara Municipal de Lisboa esclareça este assunto todo sem margem para dúvidas.


O MELHOR DA SEMANA – O blog de Constança Cunha e Sá e Vasco Pulido Valente (www.o-espectro.blogspot.com) tem sido a alegria de quem gosta de pensar no que se passa neste rectângulo à beira mar plantado. Com actualizações frequentes, uma pontaria certeira e um constante humor, O Espectro tornou-se numa referência absolutamente fundamental da blogosfera e numa imperdível leitura diária.


O PIOR DA SEMANA – A absoluta falta de reacção do Presidente da República, do Presidente da Assembleia da República e do Presidente do novo órgão regulador da comunicação social ( e já agora dos seus pares) em relação ao ataque policial ao jornal «24 Horas», em busca da localização de fontes de uma notícia. Com instituições destas, estamos conversados – ainda havemos de ver pior. Lembram-se daquele poema de Brecht que dizia «primeiro vieram e ninguém se importou»? Estamos a caminho da indiferença – e em matéria de liberdades e direitos nada é pior. Mandava o bom senso que, na tomada de posse, o empossado Presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social pusesse os pontos nos iis – só para sabermos como isto irá ser.


TRINCAR – Os croquetes com arroz de tomate malandrinho do bar Pedro Quinto, na Rua D.Pedro V nº14, uma casa a cargo do Senhor Juvenal e que combina a intriga política e jornalística com comida honesta fora de horas. Telefone 213 427 842.


OUVIR – Se há discos feitos para acompanhar paixões, «Foreign Land» de Christina Rosenvinge é exactamente o bom exemplo. A produção é simples e escorreita e tem por único objectivo destacar a voz, sublinhar as palavras e deixar respirar canções como «off scream», «king size», «german heart» e sobretudo «submission». Resta dizer que Christina Rosenvinge nasceu em Madrid filha de pais dinamarqueses e está a meio caminho entre os Velvet Underground e Françoise Hardy.


AGENDA – Sai dentro de dias, a 27, o disco estreia dos Cindy Kat, a nova banda de Pedro Oliveira ( a voz da Sétima Legião), Paulo Abelho (Golpe de Estado) e Paulo Eleutério (Comboio Fantasma). Com convidados como Sam The Kid, JP Simões (Bellechase Hotel), Gomo e Pedro Abrunhosa, os Cindy Kat trouxeram os hinos de volta à musica portuguesa, acentuando o valor das palavras e de uma subtil combinação entre ritmos e melodias, muito ao som dos anos 80, como o concerto de apresentação no Lux na passada quarta-feira mostrou – destaque absoluto para «Distância», o tema interpretado com Gomo e para «Polaróide», o single estreia.


LER – A nova edição de um clássico de Marshall McLuhan, «Understanding Media», uma edição crítica e anotada por Terrence Gordon e editada pela Gingko Press. Eu acho que cada membro da nova Entidade Reguladora da Comunicação Social devia receber um livrinho destes e ser estimulado a lê-lo, com teste de perguntas no fim, a ver se perceberam aquilo de que devem tratar.


A NÃO PERDER – O «Obituário Político do Soarismo” por Fátima Bonifácio, na edição de Março da revista «Atlântico».


PERGUNTINHA DA SEMANA – O que vai acontecer ao Galo de Barcelos com a gripe das aves?


BACK TO BASICS – «Posso resistir a tudo, menos à tentação» . Oscar Wilde