February 13, 2006

ESMAGADOR - A transmissão da Superbowl no Domingo passado deu à cadeia de televisão norte-americana ABC uma audiência média de 90,7 milhões de espectadores, um aumento de cinco por cento emr relação ao ano passado.A vitória dos Pittsburgh Steelers sobre os Seattle Seahawks foi vista em 45.85 milhões de casas. Um spot publicitário de 30 segundos num dos intervalos custava 2,5 milhões de dólares (no ano passado o valor era de 2,4 milhões). A cervejeira Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, colocou dez spots ao longo de todo o jogo, que teve os Rolling Stones como convidados musicais.


DIFERENTE – A entidade reguladora britânica de media, Ofcom, anunciou estar a estudar a possibilidade de autorizar o patrocínio integral e exclusivo de canais de rádio e de televisão por uma única entidade comercial. Existem no entanto limitações: entidades proibidas de fazer publicidade nestes media, como o tabaco, não poderão ser patrocinadores. E canais que tenham serviços de noticiários e de actualidades também não podem receber subsídio integral e exclusivo.


BARATO – O site da estação de televisão norte-americana CBS permite que se faça o download dos novos episódios do reality show «Survivor» ao preço de 1.99 dolares por episódio.


PERIGOSO – A ideia de colocar artistas à frente de espaços culturais é mais sinal de atraso e de provincianismo do que de abertura e inteligência. À frente dos espaços culturais devem estar pessoas não directamente envolvidas no processo criativo que é o sujeito principal do espaço que vão gerir. Têm que ser pessoas interessadas e conhecedoras, com uma visão pluridisciplinar e não parte interessada daquilo que será programado. Por isso é que a escolha de António Mega Ferreira para o CCB é muito boa e a de Pedro Burmester para a Casa da Música ou Diogo Infante para o Teatro Maria Matos levanta as maiores dúvidas e reservas. Estes espaços são casas de acolhimento e não devem ser núcleos de produção.


O MELHOR DA SEMANA – Todo o movimento desencadeado pela Sonae em torno da OPA sobre o universo PT. Nos tempos que correm não se pode dar nada por certo e imutável – essa é a grande lição de Belmiro de Azevedo.


O PIOR DA SEMANA – Freitas do Amaral, pela desgraçada e envergonhativa nota em prol do fundamentalismo islâmico.


UMA PERGUNTINHA – O Ministério dos Negócios Estrangeiros mudou de nome e de missão?


DESABAFO - Se Bill Gates visitasse Portugal todas as semanas tínhamos o Governo a tomar medidas positivas constantemente…


APROVEITAR – Este sábado, pelas 16h00, no CCB, o fotógrafo José Maçãs de Carvalho fala sobre a sua obra e o seu universo criativo. Algumas das suas imagens podem ser vistas no mesmo local, na exposição BESphoto.


LER – A história recente da transformação da Lego e da sua entrada no mundo virtual e de alta tecnologia, na edição deste mês da revista norte-americana «Wired» (também disponível em www.wired.com) .


OUVIR – Um grupo de artistas de New Orleans juntou-se depois do furacão e gravou este disco que reflecte a diversidade e a riqueza dos estilos musicais da cidade. É um testemunho de criatividade no meio das ruínas, é uma autêntica história da música da cidade. Inclui participações de Eddie Bo, Carol Fran, Allen Toussaint, Wild Magnólias e da Louisiana Philarmonic Orchestra, entre outros.
CD Elekta Nonesuch/Warner.


PROVAR – O velho e clássico Senhor Sebastião, do Cantinho da Paz, a S.Bento, tomou conta do restaurante da Casa de Goa, perto do Palácio das Necessidades, Calçada do Livramento 17, telefone 219 301 712. Ali se podem provar os petiscos que fizeram a fama do Cantinho, num sítio simpático e onde se estaciona com facilidade.


BACK TO BASICS - A liberdade de cada um termina onde começa a do próximo.