December 13, 2004

O REGIME MUDOU

NOVIDADE – No meio da crise o Presidente da República vem defender o reforço de poderes presidenciais, nomeadamente na nomeação das entidades reguladoras. Isto sucede dias depois de anunciar ir dissolver a Assembleia da República, o que quer dizer eliminar a actual maioria parlamentar. Quer-me parecer que estamos perante uma crise constitucional. O regime mudou e o presidencialismo está de volta.


DATAS – O chefe da casa civil do Palácio de Belém fez uma declaração a dizer que o Presidente da República comunicou na terça-feira dia 30 os fundamentos da dissolução ao Primeiro Ministro, em resposta a uma afirmação do Primeiro Ministro de que, segunda-feira dia 29, o Presidente da República não lhe tinha dito que não iria dissolver o Parlamento. Que se passou de um dia para o outro? E porquê uma resposta destas que não esclarece nada?

DESPREZO – Não resisto a citar um dos mais divertidos blogs, o
www.jaquinzinhos.blogspot.com , que quinta-feira teve esta tirada: «O Presidente da República começa hoje as audições aos partidos políticos e reunirá amanhã o Conselho de Estado. O objectivo destas audições é o aconselhamento do Presidente para que este tome uma decisão já previamente anunciada. Ou seja, os líderes dos partidos e os conselheiros de Estado vão ser ouvidos para fazer figura de meninos de côro. Vão à benzedura (...) e qualquer conselheiro de Estado com um mínimo de respeito por si próprio nem poria lá os pés. O papá já decidiu, está decidido».

BACK TO BASICS – As maiores mentiras são ditas em silêncio (George Bernard Shaw).

A PERGUNTA DA SEMANA – Que segredo tem a Esfinge para revelar?

ESCUTAS – O CD «Ulisses» da fadista Cristina Branco, uma das melhores surpresas dos últimos meses. Destaque para as versões de «A Case Of You» de Joni Mitchell, de «Liberté» de Paul Éluard, e da «Gaivota» de Alexandre O’Neill e Alain Oulman.

SUGESTÃO – Jazz para as noites - experimentem ir beber um copo e ouvir mais boa música ao «Onda Jazz», na Rua do Arco de Jesus 7, a Alfama.

EXEMPLO – Vicent Todoli foi de Serralves para a Tate Modern em Londres e adivinhem qual é a grande exposição que lá está? Se pensarem em fotografia e disserem Robert Frank acertaram. A exposição chama-se «Storylines» e inclui, para além das fotografias os filmes do autor do exemplar ensaio fotográfico «The Americans». Se forem a Londres vale a pena vê-la até 23 de Janeiro.

COMIDINHA- O espaço é fantástico, vale a pena descobrir o restaurante «Alecrim às Flores», Travessa do Alecrim nº4 (21 322 53 68), onde Diogo Siqueira está agora a comandar as operações depois de ter feito a fama da «Doca do Espanhol».