June 04, 2007

COINCIDÊNCIA – Nas últimas eleições na Venezuela Hugo Chávez usou um cartaz de propaganda onde aparecia ao lado de José Sócrates; O Ministro português Santos Silva criou uma Lei de Televisão que restringe a liberdade de actuação dos operadores e condiciona fortemente a actividade; Hugo Chavez ordenou esta semana o encerramento do canal RCTV, que se opunha ao seu Governo; Hugo Chavez- José Sócrates: a mesma luta! (ou como o Governo de Lisboa começa a ficar estranhamente parecido com o de Caracas no que ao exercício das liberdades diz respeito).


NAVEGAR – Há um ano, por iniciativa do coleccionador e galerista Victor Pinto da Fonseca (VPF Creamarte e Plataforma Revólver), nascia a única publicação portuguesa exclusivamente dedicada às artes plásticas, nomeadamente à arte contemporânea. É um revista on-line, disponível em www.artecapital.net e proporciona extensa informação sobre exposições em Portugal e no estrangeiro, noticiário actualizado permanentemente, links para museus e galerias. Sem apoios oficiais, apenas com o apoio mecenático da Alcatel e de alguns, poucos, anunciantes, a Artecapital tornou-se indispensável para os milhares de visitantes que mensalmente navegam por este site. Estranha-se, é claro, como a Gulbenkian, o CCB, a Culturgest e o Insituto das Artes, que bastante investem em publicidade, não se esforçam por também utilizar este canal – mas há razões que a razão desconhece. Ontem mesmo a Artecapital festejou o seu primeiro aniversário com uma bela festa nos Jardins do Museu do Chiado, ponto de arranque para o segundo ano de publicação. Naveguem na arte, é uma boa experiência.

OUVIR – Hoje em dia existe na música clássica uma geração de novos intérpretes que se assumem como verdadeiras estrelas pop. O pianista chinês Lang Lang é um dos exemplos mais marcantes dessa geração, o seu talento é reconhecido, e a sua carreira tem evoluído perante alguma surpresa dos críticos mais conservadores e menos dados a atitudes e vestes pouco ortodoxas num intérprete de música erudita. O seu novo disco regista os concertos para piano nºos 1 e 4 de Beethoven, acompanhado pela Orquestra de Paris, dirigida por Christoph Eschenbach. Trata-se da primeira incursão de Lang Lang na obra de Beethoven e o resultado é de uma intensidade pouco comum. Esta edição da Deustch Grammophon inclui o CD com a gravação das peças referidas e um DVD que inclui imagens do trabalho em estúdio, uma entrevista com o pianista e o registo do encontro entre Lang Lang e Eschenbach.

LER – Um livro de cozinha que vale bem a pena ler é «Cozinha Divina», de um dos cozinheiros, digamos, informais, da nova vaga – Chakall, um argentino radicado há muitos anos em Portugal, criador do restaurante «Afreudite» de cozinha afrodisíaca, responsável da empresa de catering homónima do livro, Cozinha Divina, e animador habitual de cursos de cozinha com boas ideias - mesmo para os cozinheiros mais desajeitados. Chakall é um personagem, as suas criações culinárias, sobretudo na área do catering, são muito interessantes e este livro é um manancial de ideias para jantares diferentes que cada um pode preparar em casa. Só o grafismo e as fotografias fazem água na boca, os géneros abordados são diversos, das massas às sopas, passando pelas saladas e sobremesas e especialidades de várias proveniências, bem temperadas de especiarias. Edição Oficina do Livro, 204 páginas.

BIFE – Bifes há muitos, uns mais sofisticados que outros. Mas um bife como deve ser é suposto ter tradição e mistério. É o que se passa no Café Império – o molho tem um ar suspeito mas revela qualidades inesperadas quando misturado com umas honestas batatas fritas e um pão quente que se deixa comer bem. E, espante-se, a carne é de boa qualidade, melhor que a maioria que surge em algumas cadeias de cervejarias. O Café Império foi integralmente renovado há quase um ano, mantendo no entanto as características principais do projecto de Cassiano Branco, datado de 1955, nomeadamente o mural de Luís Dourdil e o painel de azulejos de Jorge Barradas. Destaque para a qualidade, rapidez e simpatia do serviço. As atracções são diversas, o restaurante do piso inferior vira bar a partir das onze da noite, os ecrãs mostram música, espectáculos e desporto, volta e meia há música ao vivo. Tel. 91 902 90 12, www.cafeimperio.com, Av. Almirante Reis 205.


BACK TO BASICS - «Todos os dias os ministros dizem ao povo como é difícil governar. Sem os ministros o trigo cresceria para baixo em vez de crescer para cima» - Bertolt Brecht.