May 28, 2007

TIRANETES - Neste Governo há meia dúzia de Ministros que dizem o que lhes vem à cabeça, para defender interesses particulares ou apenas por autismo profundo e sistemático desrespeito pelos cidadãos, em repetidos exercícios de prepotência, ignorância e má-fé: Santos Silva, Mário Lino, António Pinho, Correia de Campos, Jaime Silva e Isabel Pires de Lima são bons exemplos do síndrome tiranete, atávico na sociedade portuguesa, galopante no elenco executivo em boa parte porque o próprio Primeiro Ministro gosta de ser arrogante e detesta ser contrariado. A Sócrates, o português, dava-lhe jeito aprender com Sócrates, o grego, alguns rudimentos da civilização e do pensamento.

VERGONHA - O que se passa na Direcção Regional de Educação do Norte é fruto deste clima. Sabe-se agora que a senhora que dá cobertura a denúncias e persegue opiniões divergentes saiu da incubadora do Ministro Santos Silva, de quem foi adjunta no Ministério da Educação. É todo um estilo, toda uma maneira de agir. Esta gente, como voz insuspeita me disse por estes dias, acha que a Constituição da República é um mero livro de sugestões. Neste triste caso de denúncia, perseguição e abuso de poder, quem tem razão é o Professor Jorge Miranda: a haver insulto, o caso é do foro dos Tribunais e não de processos administrativos, quem devia ser demitida e alvo de processo disciplinar era a senhora Margarida Moreira. Que o Primeiro Ministro num caso destes fique silencioso, e que até o tenha tentado desvalorizar, diz tudo sobre o seu carácter.

LISBOA – No meio da confusão instalada, o melhor era transformar as eleições autárquicas intercalares de Lisboa num referendo sobre a localização do aeroporto na Ota. Quem são os candidatos a favor, quem são os candidatos contra? António Costa, no Governo, era a favor da solução que mais penaliza Lisboa. E agora, candidato a Preseidente da Câmara, que diz sobre o tema? Se for a favor, quem nele votar, votará também contra os interesses da cidade. Se há coisa que estas eleições mostram, com o elevado número de candidatos, é que a quantidade não quer dizer qualidade. Mas o mais curioso é se, entre os vários cenários possíveis, acontecer que no dia 15 de Julho Carmona Rodrigues e Helena Roseta fiquem em posição de constituir uma coligação pós-eleitoral maioritária. Nestas eleições nada é impossível…



OUVIR – Confesso-me fã de música africana e tenho muita curiosidade pela música de Moçambique, diversa de algumas sonoridades a que estamos mais habituados, mais festiva, e muito mais desconhecida por cá. Recentemente dei com uma nova edição e desde essa altura ouço-a duas ou três vezes por dia. O disco chama-se «Madrugada no Zanzibar», é assinado pelo grupo Canela, liderado por Mingo Rangel. Acho que é dos melhores discos africanos editados em Portugal nos últimos anos, com grandes canções originais, às vezes com a particularidade de os temas serem dedicados a figuras bem conhecidas, originárias de Moçambique – como Ricardo Chibanga e Eusébio. Gosto do ar festivo do tema de abertura, «Mademoiselle Antillaise», da intensidade de «Luar do Poeta» (que conta com a colaboração de Tito Paris), do ritmo e trabalho vocal de «Djembé» e do inesperado «Fado Mulato». O mais curioso é que este é um disco contemporâneo, nos arranjos, nos temas, não é um disco etnográfico ou tradicionalista – e esse é um dos seus grandes encantos. CD editado por Afrikana/Valentim de Carvalho.


COMER – Os olhos também comem mas há casos em que são mesmo os únicos que ficam a ganhar. Em Lisboa o restaurante Faz Figura fica num belo sítio, com uma fantástica esplanada, mas a vista sobre o rio é mais convincente que tudo o resto. A lista de vinhos não corresponde às existências e tem truques desnecessários como vender ao mesmo preço colheitas de anos diferentes (e bem diversas entre si), o local faz fraca figura no serviço mal a sala fica um bocadinho cheia, e no que toca à comida tive mesmo azar: a lista tem boas ideias mal conseguidas – como um tentador arroz de caras de bacalhau com gambas e coentros – que no final se revelou ensonso e desenxabido e provavelmente usando gambas descongeladas à pressa. Valeu a companhia dos amigos, e, mais uma vez a vista. Restaurante Faz Figura, Rua do Paraíso 15 B (a Santa Apolónia), Tel. 218868981.


NAVEGAR – Bela ideia a de Luís Paixão Martins ao criar um site dedicado às ONG’s. Chama-se Causas.Net e lá se pode encontrar muita informação sobre as Organizações e novidades do sector, com actualização permanente. Complementarmente a LPM propõe-se prestar gratuitamente a ONG’s serviços de assessoria de comunicação, a título gratuito, numa operação que é apoiada pelo Banco Espírito Santo, que assim reforça a sua actividade na esfera social e no apoio ao desenvolvimento da sociedade civil. Para ver mais vá a www.causas.net .


BACK TO BASICS - É preferível lixo nas ruas que lixo nas almas - Rui Ramos, a propósito das eleições em Lisboa e do processo disciplinar a um professor no norte do país.