November 14, 2006

CUSTO – As recentes eleições norte-americanas bateram todos os recordes de custos em publicidade na actividade política ao atingirem a marca dos dois mil milhões de dólares, um aumento de 17,6% em relação aos ionvestimentos publicitários de políticos nas eleições de 2004. Nas actuais eleições foi mais frequente o recurso à publicidade em televisão, nomeadamente em canais locais e regionais, um número mais elevado de candidatos recorreu a publicidade comercial e em geral as campanhas estiveram no ar durante períodos de tempo mais extensos.

ESPERAR – Tyler Brule, o homem que há dez anos criou a revista «Wallpaper», anunciou que a partir de 2007 lançará uma nova publicação, «Monocle», descrita como uma revista dedicada à cultura e aos negócios, dirigida a líderes de opinião, com especial enfoque em artigos de luxo e reportagens. A revista, que será vendida em todo o mundo a um preço equivalente a 6,5 euros, terá escritórios em Tóquio, Nova York e Zurique e publicará dez edições por ano. O investimento inicial será de sete milhões de euros e as estimativas apontam para uma venda de 150 000 exemplares.

(RE)LER – Os textos publicados na bela revista «Kapa» por Carlos Quevedo, aqui compilados junto de outros escritos dispersos do autor, todos reunidos sob o título «Já Não Me Lembrava», numa edição da Oficina do Livro, com introduções assinadas por Miguel Esteves Cardoso, Rui Zink e Nuno Miguel Guedes.

OUVIR – Entre Abril e Junho de 1957 John Coltrane e Thelonius Monk fizeram três sessões de gravação num estúdio de Nova Iorque, depois de terem feito uma temporada única de concertos em conjunto, sob a forma de quarteto, no então ainda pouco conhecido Five Spot Café, na mesma cidade. Nesta formação de quarteto o sax tenor de Coltrane e o piano de Monk tinham a companhia da bateria de Shadow Wilson e do baixo de Wilbur Ware. O duplo CD que agrupa a integral das gravações originais em trio, septeto e quarteto), é um documento único do génio destes grandes músicos e do momento mágico do encontro criativo de Monk e Coltrane há quase 50 anos. CD Riverside, distribuição Universal Music.

VISITAR – Até segunda-feira dia 13 pode descobrir na FIL, na «Arte Lisboa- Feira de Arte Contemporânea» as propostas de 65 galerias, 18 das quais estrangeiras. É uma ocasião única para descobrir novos trabalhos e tendências nas artes plásticas. Hoje mesmo, sexta-feira, oportunidade para assistir, às 18h00 a um debate sobre a «Arte de coleccionar Arte» moderado por Filipa Oliveira, uma iniciativa da revista digital www.artecapital.net .

DESCOBRIR – A nova loja Galante, especializada em mobiliário de design, em particular nas peças elaboradas pela fábrica Vitra a partir de clássicos de nomes como Charles & Ray Earnes, Jean Prouve, Isamo Noguchi, Philippe Starck ou Frank Gehry. Rua Rodrigo da Fonseca 21C, Lisboa.

INSUPORTÁVEL – O maniqueísmo de Rui Rio, o seu apetite demagógico contra tudo o que lhe cheire vagamente a actividade cultural, a sua perseguição aos subsídios (porque não propõe a eliminação de subsídios aos partidos políticos, já agora?), a sua imposição de ausência de críticas ao seu juízo pessoal e à sua actuação na Câmara Municipal do Porto. Vergonhoso, seja de que lado for que se analise.

O MELHOR DA SEMANA – O concerto da cantora cabo-verdeana Lura no Teatro Tivoli, agora dotado de um excelente sistema de som. Grandes músicos, grande companhia, grandes interpretações.

BACK TO BASICS – «Um musicólogo é um homem que consegue ler uma pauta de música mas que não a consegue ouvir» - Sir Thomas Beecham