January 22, 2006

A ESQUINA DO RIO 131

MICRO SÉRIE- A cadeia de televisão norte-americana CBS vai lançar no dia 24 de Janeiro uma micro-série de nove episódios, todos com menos de um minuto cada, e que passarão diariamente nos primeiros intervalos de séries célebres como «CSI» ou «Criminal Minds» até ao dia 1 de Fevereiro. A série é integralmente patrocinada pelos automóveis Pontiac, chama-se «The Courier» e estará disponível on line e também em telemóveis. Esta série conta a história de um homem que tenta salvar a mulher, que foi raptada e que para isso passa por aventuras extraordinárias e desafia constantemente a morte. Cada episódio termina com um anúncio do novo Pontiac Torrent.

PUBLICIDADE - Os investimentos publicitários nos Estados Unidos devem aumentar 5,4 por cento em 2006 para um total de 152,3 mil milhões de dólares, com os maiores aumentos a verificarem-se noa canais de televisão latinos, Internet e televisão por cabo. O investimento nas televisões generalistas deve ser de apenas 4,5 por cento, segundo um estudo da TNS Media Intelligence.

O MELHOR DA SEMANA – A programação de sexta-feira passada do Canal 1, em que a RTP mostrou o que é ser serviço público, com uma noite em prime time toda em português e com qualidade: essa grande série que é «Bocage» (que interpretação a de Nicolau Breyner!) e o filme «Milagre Segundo Salomé». E o resultado do dia foi melhor que o de um dos canais privados…Nuno Santos, que dirige o canal, e Maria de São José, que foi responsável pela produção de «Bocage», estão de parabéns.

O PIOR DA SEMANA – Mário Soares a fazer promessas baseado em garantias que invoca terem-lhe sido dadas por um Ministro. No fundo é a confirmação de um darwinismo muito «sui generis» - a evolução de candidato presidencial a porta-voz do executivo.

PRÉMIO INOVAÇÃO – Para o site da candidatura de Cavaco Silva, orientado por Diogo Vasconcelos, afastado da UMIC pelo actual Governo, e que deu um exemplo de acessibilidade na net a pessoas com dificuldades de comunicação acrescidas. E já agora que estou a falar em eleições gostava que as coisas se resolvessem à primeira volta: seria a prova provada de que o país mudou mais depressa que aquilo que os velhos políticos acreditam. Uma vitória de Cavaco no Domingo seria também uma derrota dos velhos do Restelo de várias matizes que por aí abundam.

PARA VER – As exposições da Lisboarte, que arrancam este sábado 21 pelas 16 horas. Dezasseis galerias inauguram exposições em simultâneo com a divulgação de trabalhos artísticos nas áreas da pintura, desenho e fotografia. Informações detalhadas em www.lisboarte.com .

PARA OUVIR – Natasha Bedingfield é uma deslumbrante loura de olhos azuis que canta divinalmente canções pop perfeitas como só alguém oriundo do Reino Unido consegue – veja-se o caso de Robbie Williams. O seu álbum «Unwritten» é um testemunho da vitalidade da música popular e a canção que o tornou notado, «These Words», é um manual de como fazer uma canção, com a ajuda de Byron, Shelley e Keats. Na realidade graças à elegância da sua melodia, nascida dos rythm and blues, Natasha merece mesmo a vossa atenção. Ideal para tirar o ruído que há-de abundar no próximo Domingo eleitoral.

PARA LER – A edição de 9 de Janeiro da «New Yorker», por causa de um artigo e de um portfolio fotográfico, ambos sobre o Furacão Katrina. A reportagem chama-se «Delugeds» e é escrita por Dan Baum e aborda a questão na demora dos alertas e da reacão das autoridades. O portfolio «The Waste Land» é de Robert Polidori e mostra o estado dos locais depois de a água ter desaparecido. São fotografias a cores cuidadas e pensadas, muito elaboradas do ponto de vista da luz, intensas e vividas, furiosamente anti-neutras. Nos antípodas de muita coisa que por aí aparece a querer reivindicar o estatuto de fotografia.

GULODICE – Uma romã, devidamente desmanchada, temperada com mel e canela. É uma sobremesa desta época, um fim de noite fantástico e simples como todas as coisas boas da vida.

UMA PERGUNTINHA – Porque é que o Primeiro Ministro se aborreceu com a revelação sobre os entraves à entrada do MIT em Portugal, feita pelo ex-coordenador do Plano Tecnológico, José Tavares, ao ponto de lhe atirar à cara a sua condição de funcionário público e de frisar que não lhe cabe a ele falar dessas coisas mas sim ao Governo?

BACK TO BASICS – Todos comem e bebem, mas são poucos os que sabem distinguir os sabores (Confúcio).