December 27, 2005

A 2:
Estou a dias de sair da Direcção de Programas da 2:. Saio com a sensação de que cumpri objectivos e consegui que o canal fosse de facto complementar e alternativo. Sensibilizaram-me muito as pavras de Emídio Rangel que hoje, na «TV Guia», considera a Dois como a melhor estação do ano. Também por isto valeu a pena.
A Dois fechou 2004 com um share de 4,4%, e tudo indica que fechará 2005 nos 5%. De facto o nosso share de audiência aumentou 13,6% do ano passado para este.
Para o ano abrem-se boas perspectivas – até porque ao que parece a 2: será o único canal hertziano com programaçãoi infantil nas manhãs dos dias úteis.
Exibimos, produzimos, assegurámos documentários sobre nomes como Agustina Bessa Luis, Luiz Pacheco, Glicínia Quartim, Paula Rego, João Vieira, Luis Serpa, João Pedro Croft, Vieira da Silva, Paula Rego, Helena Almeida, Fernanda Botelho e Júlio Pomar.
«Gosto de Ti Como És», de Sílvia Firmino, sobre a Marcha da Bica, ganhou o prémio doclisboa Tóbis, para o melhor documentário português exibido em televisão, obviamente na 2:.
Acaba aqui uma etapa, sem falsas modéstias estou satisfeito com os objectivos atingidos. E recomendo a todos que em 2006 vejam na Dois a série «Rome», co-produzida pela HBO e a BBC. a série mais nomeada para os Globos de Ouro norte-americanos de 2005 e que a 2: assegurou em exclusivo para Portugal há três meses.