January 09, 2004

DIÁRIO DE BORDO V
Giro, giro é saber por uns amigos dos jornais que anda aí uma raparigada e uma rapaziada cá da casa a fazer uma campanhinha anti-2:, na base da sempre saudável comparação com o antigamente. Isto é daquelas coisas que é sempre bonito de ver e de saber. Não acham engraçado que isto se passe?

January 08, 2004

DIÁRIO DE BORDO IV
Já agora, e como é pouco costume dizer-se o que correu bem, aqui fica um testemunho. Uma das coisas que tem merecido destaque é a nova imagem da 2:, Em geral as apreciações têm sido positivas, mas isso só acontece porque houve uma grande equipa a tratar dela. para além da Brandia, que fez o conceito geral e desenhou as matrizes. Todo o desenvolvimento posterior foi feito dentro da RTP: genéricos, quadros de grafismos, as bases das autopromoções, os separadores, as cortinas, as inserções de títulos. Cabe aqui destacar o trabalho da equipa do Nicolau Tudela, que até à hora do canal ir para o ar esteve a aperfeiçoar, a melhorar, a desenvolver os aspectos da imagem que têm sido elogiados. Trabalharam MESMO dia e noite, sem fins de semana e feriados mesmo na altura difícil das festas. Sem a equipa do Nicolau nos grafismos, sem a ajuda do Ari em tudo o que é identidade sonora, a 2: não seria o que é. Desde o início eles perceberam o conceito do canal - estamos a falar em inícios do Verão - e desde o início ajudaram a fazer a transformação que hoje se vê e se ouve. Cabe dizer que tiveram um espírito raro: não disseram nunca que não, sugeriram melhorias, deram alternativas, foram criativos, estiveram sempre disponíveis. Eles são uma grande equipa e trabalhar com eles é verdadeiramente um privilégio. Quem me dera que tudo fosse assim.

January 07, 2004

DIÁRIO DE BORDO III
A primeira emissão correu sem muitos percalços. Um irritante atraso no «Tudo Em Família» foi a coisa mais aborrecida, que levou a que a promessa de cumprimento de horários não fosse cumprida no primeiro dia de emissão - vá-se lá saber porquê, quando estava tudo pronto e combinado.
A descoberta do dia é que pelos vistos o assunto mais complicado da produção para algumas pessoas é a ficha técnica e a forma como ela aparece. Nunca tinha dado por isso na vida mas ontem dei por mim a perder mais tempo com esse assunto do que com questões mais substantivas. Está-se sempre a aprender...
As estreias correram bem: os programas com os parceiros falaram de problemas reais e o Quisoque eo Magazine mostraram ser diferentes.
Bem sei que sou suspeito, mas ontem o Jornal 2 melhorou muito e mostrou como em meia hora se consegue dar uma boa ideia do que se passou.
Há coisas a corrigir na emissão em geral? Pois há, mas isso é natural.
Como eu esperava as audiências desceram. Os alarmistas vão entrar em pânico e não é demais repetir que do ponto de vista de audiências esta grelha é mais arriscada que a situação anterior.

January 06, 2004

DIÁRIO DE BORDO II
Hoje é o primeiro dia a sério. À tarde começam os novos programas, a grelha está no ar o dia inteiro. Estreiam o «Tudo em Família» (16h00), o «Causas Comuns» (18h30) , o «Quiosque» (19h30) e o «Magazine» (21h00).
O Jornal 2 esteve bem, a abertura foi forte, o fecho com uma notícia de ciência (Marte) foi bem conseguido, demos mais noticiário internacional, os gráficos da economia têm muita leitura, a realização da entrevista foi envolvente. E viu-se que se consegue perceber bem a actualidade em meia hora. Logo há mais. A sequência da noite correu bem, o documentário da «Discovery» sobre a Cidade Proibida (documentário aliás premiado) era muito bom.
Em geral as mensagens de fora foram estimulantes, excepto a de uma pessoa que achou mal a entrada do canal: devia querer que nos esquecêssemos do que andaram a dizer durante um ano do que estávamos a fazer. Fizemos a nossa cronologia - factual, mostrámos alguns dos que nos apoiam, apresentámos a grelha. O pior cego é o que não quer ver. E o que acha que só a sua opinião conta e tem razão.
Toda a gente gosta do grafismo. Eu tamb´´em, muito.
Agora começa o pior: fazer isto todos os dias e ir surpreendendo. Vamos a isso..

January 05, 2004

DIÁRIO DE BORDO I
Véspera de lançamento, dia calmo. Ensaios gerais a correrem de feição, últimos toques nos grafismos, pequenas correcções aqui e ali. Afinação do directo de abertura de emissão, conclusão do «making of» da dois.
De manhã uma máquina crashou e teve problemas e recobro, promete-se assist~encia de urgência logo hoje pela manhã.
O dia ainda vai ser muito de testes, só a partir das nove se arranca a sério. Amanhã, terça, é que vai ser a doer, desde manhãzinha.