December 25, 2004

EXEMPLAR – O Governo espanhol consagrou 30 milhões de euros às comemorações do quarto centenário da publicação de «Don Quixote de la Mancha», de Miguel Cervantes, que se assinalam em Janeiro. Entretanto a obra tornou-se num dos livros mais vendidos deste Natal, ao lado de êxitos como o novo romance de Gabriel Garcia Marquez. É assim que se mantém viva uma língua. E se impõe uma presença cultural no mundo.

NORMALIDADE - Gosto de pessoas com defeitos. Detesto pessoas com a mania que são perfeitas. Gosto de pessoas que de vez em quando se enganam. Detesto os infalíveis. Gosto de pessoas que não têm medo do que gostam na vida. Detesto as pessoas que escondem aquilo de que gostam.

BOLADAS - O belo mundo do Futebol já começou a dar um arzinho da sua graça eleitoral. Pressurosos, alguns políticos abriram os braços à dedicação ao bem público manifestada por tais figuras – veja-se a reverente atitude do PS face à vontade manifestada de Pinto da Costa em animar as autárquicas no Porto. E veja-se a forma como para seus sucessores no FCP se puseram logo em bicos dos pés Luís Filipe Menezes e Fernando Gomes. A promiscuidade entre futebol e política continua viçosa. O totonegócio é o menor dos males; o pior é o votonegócio.

TIROTEIO - Com o aproximar das eleições abriu o campeonato nacional de tiros nos pés. Achavam que as confusões vinham só de dentro do PSD? Então reparem na colecção fornecida esta semana do lado do PS com a co-incineração e a revisão constitucional, a propósito do referendo Europeu.

SUGESTÕES – Em período natalício vale a pena pensar nalgumas prendinhas. Para o Presidente da República o ideal é uma edição comentada da Constituição, dá sempre jeito; para o líder do PSD um colete à prova de facadas vem a calhar, mas com a proliferação de facas dentro do seu partido o melhor é um de protecção reforçada; para o líder do PS um frasco de sais de frutos para aliviar tantos jantares e a indigestão da co-incineração.

PERGUNTA DA SEMANA – Recordam-se do que se passava neste rincão à beira-mar plantado há três anos?

BACK TO BASICS – Numa disputa nada se pode dar por certo e garantido – vejam o Oliveirense.

PERFUME DA SEMANA – o cheiro do poder.

COMIDINHA – Uma bela e apetitosa nova loja em Campo de Ourique, a Gourmet Glamour, na Rua Ferreira Borges. Concilia coisas triviais com chocolates Godiva, cervejas importadas, bons vinhos, congelados invulgares, vegetais de cultura biológica, sushi pronto a levar para casa e empadas que fazem lembrar a Vóvó Donalda. Aberto todos os dias das nove às nove.
IMPERDÍVEL –A sucessão de grandes exposições em Madrid: Gauguin no Museu Thyssen; «O Retrato Espanhol» no renovado e exemplar Museu do Prado; e Antoni Tápies no Reina Sofia. Eu sei que a inveja é coisa feia, mas não consigo deixar de ter um bocadito de inveja de quem vive numa cidade assim.