June 21, 2007

UMA OPORTUNIDADE PERDIDA
(publicado no diário «Meia Hora»

No início do próximo mês Lisboa vai ser invadida por milhares de jornalistas e opinion-makers de todos os cantos do mundo, que regularmente visitarão a cidade, até final do ano, durante o semestre que durar a Presidência portuguesa da Comunidade Europeia. Como sempre acontece nestas alturas serão numerosos os artigos sobre a cidade e o país que acolhem a Presidência.

Pois aqui é exactamente onde a porca começa a torcer o rabito: mandava a boa lógica que face a uma ocasião de exposição mediática desta natureza tivesse havido cuidado e seriedade na preparação das coisas. Para além do lado patrimonial que merecia ser evocado, esta era uma oportunidade única de dar a conhecer a criatividade portuguesa, os novos artistas, o que existe de novo em Portugal, a nossa vocação multicultural. Há poucos dias o crítico de arte Alexandre Melo, assessor para a Cultura de José Sócrates, dizia numa entrevista que um dos problemas maiores para a visibilidade dos criadores portugueses no exterior era «nunca se terem organizado, de forma sistemática, visitas de críticos e comissários internacionais a Portugal». A afirmação é certeira, claro que qualquer pessoa se interrogará sobre a razão que leva a senhora Ministra da Cultura a não reparar no que diz um assessor do Primeiro Ministro. O artista plástico Pedro Cabrita Reis, que tem uma rara lucidez a olhar para o país, dizia numa entrevista recente que a causa de todo o imobilismo nestas matérias era a total falta «de visão e de vontade estratégica de afirmação no exterior». Nada é mais verdade e o que está prestes a acontecer é a demonstração de uma oportunidade desperdiçada.

Ao longo do semestre da Presidência, Lisboa acolhe 300 eventos que receberão 50.000 participantes. Num tempo de afirmação do multiculturalismo esta podia ser a oportunidade de mostrar a nossa vocação de plataforma de relacionamento com África, projectando cruzamentos entre artistas contemporâneos portugueses e de países africanos. Mas isto, claro, é uma ilusão – na realidade nada se passa. Mais uma vez.