January 03, 2007

A COLECÇÃO – Na área cultural 2006 ficará marcado pela decisão de manter em Portugal a Colecção Berardo, embora, na prática, a qualquer preço. O tempo revelará se foi uma decisão acertada, se o valor e as responsabilidades que o Estado assumiu são justos, se o seu depósito no Centro de Exposições do CCB não vai acabar por asfixiar a autonomia e a diversidade daquele espaço. Teria sido bem melhor, a manter-se a colecção, utilizar o Pavilhão de Portugal, mas a verdade é que a política de espaços culturais em Lisboa anda pela hora da morte, sem norte nem tino. Sócrates ganhou por assegurar a permanência da colecção, mas um dia alguém lhe terá que explicar que os fins não justificam os meios.

A FUSÃO – A anunciada fusão entre a Companhia Nacional de Bailado e o Teatro Nacional de S. Carlos significa um claro desinvestimento na dança, na manutenção de uma companhia com capacidade de criação de repertório – como se vê na nova produção de «O Lago dos Cisnes» - e não vai ajudar em nada o Teatro Nacional de S. Carlos. Sob a imagem que se vão resolver dois problemas financeiros (e sobre isso tenho as maiores dúvidas de que os resultados sejam os que estão nas previsões e diagnósticos anunciados) vão na realidade criar-se dois pesadelos de gestão criativa e cultural. Alguém poderá explicar isto às luminárias que no Governo tomam decisões destas?

COMUNICAÇÃO – Ano negro, títulos a encerrarem, a crise chega a todo o lado e Portugal não foi excepção. Ano negro também pelo papel do Estado, através da Entidade Reguladora, que à primeira casca de banana se estatelou ao comprido e exorbitou claramente das suas funções.. Não é demais chamar a atenção para o que o Ministro Santos Silva anda a fazer no sector, reforçando o controlo do Estado (veja-se o projecto de nova Lei da Televisão), penalizando os privados, restringindo a liberalização. Ainda está por se perceber exactamente que compromissos existem já em relação à entrada de futuros «players» na televisão em Portugal – mas que os há, há. A este título 2007 promete ser um ano com surpresas e apostava que algumas coisas importantes vão mudar no panorama audiovisual. Saúda-se o surgimento de projecto consistentes de televisão na net, como a www.tvnet.pt , um projecto originário dos Açores que cresceu bem e agora tem conteúdos globais.

MÚSICA – Ano de boa colheita, três discos portugueses absolutamente excepcionais: «Unreal:Sidewalk Cartoon» de Bernardo Sassetti, «Believer» de Carlos Bica, ambos na esfera do jazz, e numa outra área, a da música urbana contemporânea, «Pratica(mente)», de Sam The Kid, um disco que ficará uma referência pela qualidade das palavras, pela riqueza dos arranjos e instrumentação.

ESCRITA – Finalmente Francisco José Viegas viu reconhecido o seu trabalho de escritor com «Longe de Manaus», o seu romance deste ano, que lhe trouxe o Grande Prémio de Romance e Novela de 2006, da Associação Portuguesa de Escritores. Na área das crónicas de imprensa é incontornável assinalar «O Pulo do Gato», publicado diariamente neste jornal por Fernando Sobral, que com tiro certeiro foi apontando a dedo as feridas de uma forma de governação que cada vez mais tem por lema esquecer que é suposta governar em nome dos cidadãos e não contra eles. Temporariamente suspensa por motivo de doença, o pulo do gato ganhou entretanto uma outra vida, a outro ritmo, na blogosfera, www.pular-do-gato.blogspot.com

VER – No mesmo ano em que o Museu Nacional de Arte Antiga ganhou novo protagonismo, Lisboa viu surgirem uma série de novas galerias, extensões de espaços que existiam no Porto – a Fernando Santos ( Rua de São Paulo 98), a Graça Brandão (Rua dos Caetanos 26) ou a Quadrado Azul (Largo Stephens 4), ao mesmo tempo que a Luís Serpa Projectos (Rua Tenente Raul Cascais 1B) experimentou novas formas de tocar os públicos com os seus «Cabinets dÁmateur», ou que a VPF Cream Arte e a Plataforma Revólver (Rua da Boavista 84-2º e 3º) se afirmaram como locais de ensaio, descoberta e revelação – muito bem continuados pela publicação on line www.artecapital.net . Cada vez mais as galerias representam um circuito complementar, que merece ser visitado e conhecido, uma das poucas oportunidades de conhecer o trabalho contemporâneo de artistas portugueses.

BACK TO BASICS – O tempo é a única coisa que verdadeiramente nos pertence – mesmo os que nada têm, continuam a ter tempo - Baltasar Gracian.