December 02, 2006

ANÚNCIOS – Esta semana o Governo começou a época das reprises. Pegou nos acessos rodoviários a Lisboa e voltou a anunciar projectos que já foram anunciados vezes sem conta, prometeu concluir o que já estava prometido, divulgou investimentos que já estavam consignados e previstos, tudo com ar de novidade absoluta.

IMPRESCINDÍVEL – Enquanto não regressa aqui às páginas do «Jornal de Negócios», o convalescente «Pulo do Gato» adquiriu a forma de blog (www.pular-do-gato.blogspot.com) e Fernando Sobral volta a brindar com a sua lucidez, como neste post: «Os ministros do Governo de José Sócrates estão reféns da matemática. Numa mão têm uma tabuada, noutra um papel pardo e, na orelha um lápis mal afiado como o que se usavam nas antigas mercearias. Têm um único problema: não sabem somar, apenas aprenderam a subtrair. A sua única actividade é o corte. Porque ainda estão a ter aulas de costura.»

SEGMENTAÇÃO – A MTV vai iniciar criar uma série de cerca de 20 canais de estrutura verticalizada na net, dirigidos cada um a públicos bem específicos. Será nesses canais que vão aparecer programas retirados das grelhas abertas, como «Headbangers Ball», um programa para fãs de heavy metal. Estes canais dirigem-se a públicos que gostam de determinados tipos de música, moda e cinema ou se interessam por homosexualidade e jogos electrónicos. A maior parte destes canais estará já disponível no final do segundo semestre de 2007.

CURIOSO – Cerca de 43 por cento dos utilizadores britânicos de video na internet ou em dispositivos móveis admitem que em função dos seus novos hábitos vêem substancialmente menos tempo de televisão convencional. Três quartos dos utilizadores de televisão online e mobile sublinham que têm vindo a aumentar a sua utilização destas plataformas ao longo do último ano.

LER – Na edição de Dezembro da revista «Wired» o artigo «The Secret Life Of Lonelygirl», a história que o YouTube tornou famosa, baseada numa experiência de uma jovem actriz de 19 anos e de uma equipa de estudantes de vídeo e comunicação que criaram a primeira novela de ficção no YouTube, com episódios regulares e um fio condutor. Já não é só a televisão a mudar, é também a forma de pensar e fazer ficção.

OUVIR – A banda sonora do filme «Marie Antoinette», que a par de composições de Vivaldi ou Scarlatti, agrupa canções de Siouxsie And The Banshees, Bow Wow Wow, New Order, The Srokes e The Cure, entre outros. Para além das polémicas que o filme levantou, a banda sonora é simplesmente extraordinária. Duplo CD Verve, distribuído por Universal Music.

DESCOBRIR – Todos os sábados até 13 de Janeiro, entre as 17h00 e as 19h00, na Galeria Luís Serpa Projectos, o galerista revisita a sua colecção e propõe os seus «Cabinet d’Amateur», ou «A Arte Como Modo de Vida». Pintura, desenho, fotografia escultura e projectos futuros para serem vistoriados ao sabor de um gin tónico perfeito (base Bombay Saphire) e com música escolhida por Miguel Nava como pano de fundo. Na boa companhia, é um belo momento em qualquer destes fins de semana. (Galeria Luís Serpa Projectos, Rua Tenente Luís Cascais 1B (a São Mamede).

CURIOSO – O ambiente do bar do Hotel Ritz num dia qualquer, ao fim da tarde. Provavelmente é o local com maior concentração de personalidades influentes em Lisboa.

PERGUNTA – A chamada de Santos Silva à cúpula socialista é o prémio pela forma como está a moldar a comunicação social?

BACK TO BASICS – Um homem honesto não sente nenhum prazer quando utiliza o poder sobre os seus cidadãos, Thomas Jefferson.