November 27, 2006

LEI – O novo pacote legislativo sobre a televisão vai fazer correr muita tinta. A linha de força principal é um aumento da interferência do Estado nas televisões privadas, sob o manto diáfano da regulação. A linha de força acessória é o reforço do proteccionismo à RTP, estimulada para competir com as privadas. E o facto mais preocupante é a inexistência de uma estratégia de futuro para o digital, para a liberalização inevitável que nasce da multiplicação dos tipos de ecrãs que receberão no futuro conteúdos audiovisuais. O pacote é ideologicamente retrógrado, politicamente autoritário e estatista, e tecnicamente castrador. Uma jóia com a assinatura do Ministro Santos Silva. Enquanto o Governo vende o conceito do simplex, no audiovisual está a institucionalizar o complicómetro. E, pior, a comprometer o futuro.

CCB – A Festa da Música é um fenómeno daqueles que geram consensos tão alargados que fazem desconfiar. Mas não era mau que alguém pensasse nesta coisa simples: o conceito nasceu como um Festival para animar uma cidade (Nantes) e não como uma ferramenta de programação de um equipamento cultural. O grande equívoco de quem a trouxe para o CCB foi não perceber como a existência da Festa e o seu desenvolvimento iriam acabar por comprometer a programação. O grande problema não é a Festa da Música deixar de existir no CCB no formato que temos conhecido, o grande e verdadeiro problema é a cidade de Lisboa ser incapaz de estruturar um projecto cultural do género, preferindo delapidar fortunas em festividades dispersas e pontuais.

LER – O excelente artigo de Rui Ramos, que faz a capa da edição deste mês da revista «Atlântico», sob o título «Francisco Sá Carneiro e o 25 de Novembro». As análises de Rui Ramos à nossa História recente são cada vez mais incontornáveis – desde as mais focadas na actualidade, que semanalmente publica no «Diário de Notícias», até às mais estruturadas como este artigo, de que cito umas linhas: «Francisco Sá Carneiro não foi exactamente bem vindo nos arraiais da resistência ao PCP e a Otelo Saraiva de Carvalho. Mais do que um reforço, pareceu uma distracção para o arranjo estabelecido entre o “bom” MFA de Melo Antunes, e a “boa” esquerda, de Mário Soares». Promete, não é?

OUVIR – Confesso que gosto de compilações e este mês uma das rádios por onde passo com regularidade – A Marginal, 98.1 FM – lançou um duplo CD com um eclético mas sedutor alinhamento. Gosto de ouvir o disco no carro, gosto de o pôr a tocar pela manhã, gosto dele, pronto – são 36 temas de intérpretes com o Dee Dee Bridgewater, Ella Fitzgerald, Chet Baker, Marvin Gaye, Nina Simone mas também Carla Bruni, Nicola Conte, Lisa Ekdahl, Pink Martini ou Madeleine Peyroux. Edição Universal.

DESCOBRIR – O mundo de Amadeo Souza Cardoso, na Gulbenkian, até 14 de Janeiro, uma viagem ao universo do modernismo pela mão do pintor português que melhor soube internacionalizar-se.

EVITAR – A estrelinha de Natal no cocuruto da cabeça da estátua de Camões. O ridículo devia ter limites.

EM QUEDA – O serviço – ou melhor, a falta dele - no bar «Pavilhão Chinês», em Lisboa.

PERGUNTA – Alguém sabe o nome de um partido de oposição em Portugal?

BACK TO BASICS – «Acho a televisão muito educativa. Quando alguém a liga, levanto-me e vou para outra sala ler um livro» - Groucho Marx.