December 08, 2006

MISTÉRIO – O novo projecto de Lei da Televisão prevê, pela primeira vez, a existência de canais regionais e locais e ninguém surge a falar do tema, que há uns anos ocupava as preocupações de muita gente. Anda tudo distraído ou é para ver se ninguém dá pelo assunto?

CURIOSO – A China é o mercado onde o investimento publicitário está a crescer mais rapidamente e em 2006, em valores absolutos, o aumento verificado no investimento publicitário no mercado chinês foi maior que o aumento verificado no mercado norte-americano.

REGISTAR – O Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa deu uma muito umbilical uma entrevista ao site www.artecapital.net que merece ser arquivada. Explico: daqui a um ano valerá a pena ver se as poucas coisas concretas que disse no meio de um rosário de lugares comuns e promessas generalistas se concretizam ou não – até porque quando foi eleito desfiou largo rol de ideias que têm persistido em ficar guardadas dentro de si próprio. Uma nota curiosa é o facto de o Vereador sublinhar num ponto da entrevista que projectos que tenham capacidade de fazer formação de públicos implicam uma certa «regularidade e previsibilidade» e, pouco depois, admitir acabar com a Lisboa Photo, que é dos poucos projectos precisamente com essas características. Enfim, estratégias do paradoxo…

VER – Dia 9, sábado, o documentário «Bénard da Costa – O Tempo do Cinema», pelas 20h45 na 2:, com produção da Panavideo e realização de José Carlos Santos, com base num guião de Cristina L. Duarte.

OUVIR – O que é que acontece quando a música cubana e o talento de Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo são revisitados e utilizados como ponto de partida para recriações de standards, por nomes como Coldplay, Jack Johnson, Franz Ferdinand, Radiohead, Sting ou Arctic Monkeys? Acontece uma festa, uma festa de ritmos e entusiasmos, apesar dos riscos evidentes que o projecto encerrava. «Rhythms Del Mundo», assim se chama o disco, é uma iniciativa do APE – Artists’ Project Earth, uma iniciativa que visa chamar a atenção para as mudanças climatéricas. CD distribuído por Universal Music.

PETISCO – Visitar a Deli Delux (um depósito de delícias e iguarias, com uma pequena cafetaria que fica na fiada de armazéns da Bica do Sapato, a Santa Apolónia), é uma boa maneira de acabar o dia – encontra-se sempre uma boa sugestão para fazer um jantar inesperado ou matar o desejo de uma gulodice. Ali se descobre o que é mais ou menos raro encontrar, desde massas a produtos de charcutaria, passando por doces e chás. A garrafeira é vasta, atenta, mais cara que um supermercado mas com preços dentro do aceitável para uma garrafeira especializada que tem em stock algumas boas raridades portuguesas e estrangeiras. No balcão do frio encontra-se, de há uns tempos a esta parte, uma excelente gama de massas frescas, confeccionadas em Portugal sob a marca «Pasta do Dia». Para além das propostas mais habituais, encontram-se algumas boas surpresas como sorrentinos pretos recheados de alho francês e salmão e atrevimentos como raviolis de bacalhau com broa e raviolis de farinheira. Pode descobrir tudo sobre estas massas em www.casadapasta.com . E pode saber mais sobre a Deli Delux visitando www.delidelux.pt ou indo lá todos os dias entre as 12h00 e as 22h00 (fecha à segunda, ao fim de semana abre às 10h00 e no Domingo encerra às 20h00).

PERGUNTA – Será a Ópera essencialmente feminina ? - perguntei-me depois de relatos que dão conta da predominância de mulheres nos primeiros dias do «Cosi Fan Tutte» de Mozart no S. Carlos?

BACK TO BASICS – Um homem é o que ele come, Ludwig Feuerbach.