December 24, 2006

PRENDA - Se eu desse prendas de Natal oferecia à Ministra da Cultura um bilhete para a Tasmânia, só ida, sem volta – palpita-me que lá ela pode encontrar com alguma facilidade uma alma gémea.

COMUNICAÇÃO - As agências de comunicação são instrumentos necessários na sociedade contemporânea. Num tempo em que a informação necessita cada vez mais de ser intermediada, as agências são o motor dessa intermediação e contribuem para a transparência dos processos. Esta semana fiquei muito contente porque, no meio de uma bem calendarizada operação de intrigalhada que o pretendia atingir, Luis Paixão Martins conquistou por mérito próprio uma das mais cobiçadas contas do mercado, a do BES. As agências de comunicação são supostas desenhar estratégias e não explorar favores ou alavancar pressões. Imagino que terá sido isso a pesar a favor da LPM na decisão que o BES tomou.

VER - Hoje, dia 22, 23, 28, 29 e 30, sempre pelas 21h00, podem ir ao Teatro Camões, na Expo, assistir à nova produção do «Lago dos Cisnes», com uma curiosa coreografia de Mehmet Balkan e fantásticos cenários e guarda-roupa de António Lagarto - esta dupla funciona bem. Nestes dias a Orquestra Filarmónica das Beiras interpreta o bailado de Tchaikovsky ao vivo e nos dias 4, 5 e 6 de Jasneiro a Companhia Nacional de Bailado dançará com música gravada. Destaque para o trabalho de Carlos Acosta, Barbora Hruskova, Roman Vassiliev e Filipa de Castro. Teatro Camões 21 892 34 77.

OUVIR - Quase todos os discos transportam, passado algum tempo, impressões subliminares – desde a estação do ano até alguém em quem a música nos fez pensar. Há uns anos que não tinha tão forte impressão como com esta colectânea de áreas de intérpretes russos, cantadas pela soprano Anne Netrebko, de São Petesburgo. A voz, a interpretação e a técnica de Netrebko são já dado conhecido, mas a afectividade que coloca a cantar esta música composta por compatriotas seus é verdadeiramente impressionante. Aqui estão árias de Tchaikovsky, Rachmaninov, Rimsy-Korsakov, Glinka e Prokofiev. Só as grandes paixões proporcionam momentos assim. «The Russian Álbum», Anne Netrebko, CD Deustche Grammophon, distribuído por Universal Music.

LER – A «Egoísta» é a revista português mais premiada internacionalmente. Não é demais elogiar o investimento continuado da Sociedade Estoril Sol neste projecto, o envolvimento de Mário Assis Ferreira e o trabalho da equipa coordenada por Patrícia Reis. Fazem falta revistas assim – a «Egoísta» é um oásis no panorama da imprensa portuguesa, cada vez mais cinzenta e sem rasgo. Vem tudo isto a propósito da edição especial deste Dezembro, na verdade uma especialíssima edição de capa dura, com 330 páginas, dedicada à Paz. Dedicações à parte, a revista oferece excelentes textos (destaco os de Luísa Costa Gomes, Hélia Correia e de Richard Zimler), excelentes portfolios de fotografia (destaco sobretudo os de Pedro Cláudio e de Rachel Papo), e reproduções de desenhos, quadros e ilustrações (e aqui destaco as de Hugo Neves). Se anda à procura de uma prenda de Natal inesperada esta edição especial da «Egoísta» pode bem ser o que precisa.

COMER - O velho espírito do restaurante «São Jerónimo» está de volta no renovado «Número Um». A ementa é muito semelhante à que se praticava em Belém, muitos dos móveis são os mesmos – peças Philippe Stark, e sobretudo a direcção é de João Bordalo, que continua a saber mostrar como se recebe num restaurante e como se confecciona boa e honesta comida a preços razoáveis. Experimente passar por lá num destes dias. Ementas diferentes ao almoço e ao jantar. O «Número Um» fica por trás da Marquês da Fronteira, na Rua D. Francisco Manuel de Mello 44ª, telef. 21 383 14 71.

BACK TO BASICS – Pensem como os sábios, mas comuniquem como os mais simples , William Butler Yeats