July 31, 2006

UM COBRADOR DE FRAQUE


Ao princípio este Governo vestiu umas pelezinhas de liberal, apresentava-se pronto a diminuir o peso do Estado, dizia-se comprometido em estimular a iniciativa e a responsabilidade dos cidadãos. De há uns meses a esta parte, no entanto, nota-se cada vez mais que são criados novos organismos – fiscalizadores na maior parte dos casos – e sabe-se que o número de funcionários do Estado aumentou. A outro nível os impostos sobem para os trabalhadores por conta de outrem e, em termos de segurança social, assiste-se a um reforço da intervenção do Estado, a um agravamento das condições dos contribuintes do sistema e, pior, a um anunciado projecto que visa concentrar ainda mais as pensões de reforma no controlo do Estado, em vez de criar mecanismos e incentivos para que novos sistemas privados possam complementar o que o Estado se tem revelado incapaz de fazer: gerir bem os dinheiros que lhe são confiados.

Na verdade, depois de ter andado a usar uma cosmética que mascarava de centro a tez de esquerda e estatista do PS, o Governo agora abandonou todas as maquilhagens e cada vez mais actua de forma marcadamente ideológica, em detrimento do palavreado reformista. Pelo andar da carruagem quer-me parecer que, no final da legislatura, vai ser bem mais claro do que aquilo que inicialmente se imaginava que José Sócrates cairá na tentação do Estado todo poderoso, gastador e sem respeito pelos contribuintes.

Uma das facetas dessa falta de respeito começa a mostrar-se num persistente e crescente autismo, que rejeita sequer ouvir críticas ou observações, que liminarmente descarta sugestões e que apresenta um Primeiro-Ministro que se mostra como iluminado e detentor da verdade absoluta. A soberba nunca é boa conselheira, a dificuldade em ouvir nunca dá bons resultados.

Com o que já se passou – desde a trapalhada inicial das promessas de não aumentar impostos até à subida galopante do IVA e do IRS, passando pelo saque no sistema da previdência – este Governo assemelha-se mais a um cobrador de fraque do que a um gestor dos bens públicos. A marca da ideologia na acção política deste Governo, que se tem acentuado nas últimas semanas, não promete nada de bom para o futuro.