July 27, 2006

PUBLICIDADE - O Governo decidiu apresentar um projecto de Código do Consumidor que junta num só saco questões relativas à indústria da publicidade e à defesa do consumidor. No já conhecido afã intervencionista, o executivo prevê uma nova Entidade Reguladora e propõe-se ir aos consumidores e anunciantes buscar as receitas necessárias para pagar o seu funcionamento. Pior, prevê um registo de empresas de publicidade, com o evidente objectivo de corporativizar e condicionar uma actividade que tem bem vivido sem o papel tutelar do Estado – enfim , mais uma prova do que é a visão liberal deste executivo. O novo projecto é uma confusão que, ao querer juntar a regulamentação sobre a actividade publicitária no mesmo diploma onde se procuram garantir direitos do consumidor relativamente à forma como a publicidade os alcança, acaba por tornar toda a situação muito mais confusa e sob a interferência do Estado do que existia até aqui. Um enorme retrocesso, um passo atrás, que curiosamente passa ao lado de questões bem mais importantes, como a de fazer que os organismos públicos ou financiados por dinheiro público, consultem e tratem em pé de igualdade empresas nacionais e multinacionais – porque o que existe hoje em dia é um descarado favorecimento das multinacionais.

IMAGEM - A MTV anunciou esta semana estar interessada em adquirir ou lançar um serviço semelhante ao YouTube (www.youtube.com) , uma plataforma de net que permite a quelquer pessoa pôr online um videoclip ou um pequeno filme – no fundo a mais democrática forma de divulgação de imagem em movimento até agora criada. Nos últimos meses o YouTube tem explodido de forma acelerada e os observadores da indústria acreditam que esta plataforma revolucione a definição social do vídeo, naquela que é a maior novidade na paisagem audiovisual do último ano. A MTV considera fundamental incluir uma plataforma deste género na sua oferta de canais.

ABUSO – Nunca percebi bem para que serve a Polícia Municipal – se para fazer escoltas aos vereadores, se para atrapalhar a vida dos munícipes. Uma coisa é certa: se não existisse muito provavelmente não dávamos pela sua falta. O que sei é que nas Avenidas Novas de Lisboa os seus agentes não estão a evitar os estacionamentos em segunda e terceira fila, o que sei é que nalguns pontos, como nas Amoreiras, os seus agentes fazem mais para empatar e dificultar o trânsito que as obras do túnel. É garantidamente um dos paradoxos do nosso tempo: há cidades em que coexistem três autoridades policiais: PSP, Polícia Municipal e GNR – assim não há maneira de ninguém se entender – todas interessadas em maçar o cidadão e nenhuma em afrontar o crime organizado. Mas o que a realidade mostra é que cada vez há mais crime violento associado a elementos das forças policiais. O rol das últimas semanas vai desde serial killer até corrupção, passando por tiros à queima roupa. Com polícias destas não são nem precisos bandidos – já há insegurança que chega.

VER – A exposição retrospectiva de Jorge Martins, que ocupa quase todo o segundo andar do Centro de Exposições do CCB. «Simulacros de uma Antologia» agrupa uma selecção do trabalho de desenho e pintura do artista ao longo dos últimos 40 anos. No meio de uma obra marcante nas artes plásticas portuguesas, é particularmente interessante a fase relativa ao período em que viveu em Nova Iorque (anos 70). e são muito curiosos os trabalhos de desenho de grandes dimensões mais recentes Até 22 de Outubro, de terça a Domingo, das 10h00 às 19h00.

LER – Todas as semanas a agenda on-line Le Cool (www.lecool.com/lisboa/) , que agrupa uma boa selecção de propostas desde o cinema às exposições, passando pela música, bares e restaurantes. Pode ser assinado como newsletter electrónica.

COMER – Os anos passam mas «O Poleiro» não muda a qualidade do seu serviço e da comida que serve. Fica na Rua de Entrecampos 30 A. É um poiso garantido para uma boa conversa, simpático e acolhedor. Ali podem comer petiscos como barriguinhas de porco com massa de feijão até cabrito frito com açorda de coentros, passando por uma honesta e saborosa massada de garoupa. Telefone 217 976 265.

BACK TO BASICS – Um político tem de ter a capacidade de anunciar o que vai aontecer amanhã, no próximo mês e no próximo ano; e deve ter, depois, a habilidade para explicar porque nada do que anunciou se concretizou. (Sir Winston Churchill).