December 02, 2005

DESCOBERTAS INESPERADAS

Nos Estados Unidos até os bandidos têm direito a ter uma revista. Chama-se «Don Diva», existe desde 1999, e foi fundada pela mulher de um ex-presidiário. É apresentada como uma revista de bandidos e para bandidos, tem um completo manual sobre regras de boa conduta e sobrevivência em prisões, o seu site (http://www.dondivamag.com) oferece muito merchandising e informações complementares. Os temas abordados vão desde o acompanhamento da produção legislativa penal, até conselhos sobre como contornar a lei, denúncias de maus tratos em prisões ou de monopólios de fornecimento de serviços aos detidos.
Os estúdios Walt Disney vão utilizar downloadas para iPods e PCs para a promoção do novo filme «The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch and The Wardrobe». Os utilizadores recebem clips do filme e cenas de bastidores, assim como entrevistas. O material pode ser obtido no site do filme. Esta decisão de marketing segue-se ao êxito dos downloads pagos para iPods de produtos da Disney como a série «Desperate Housewives».
A última moda no Reino Unido é uma daquelas empresas que propõe programas fascinantes de aventura e que se especializou em concretizar fantasias sexuais por encomenda. Chama-se «French Letter Days» e foi fundada por Emma Soyle, de 27 anos, que depois de um percurso em empresas de comunicação na área financeira da City londrina percebeu que havia mercado para fomentar outros tipos de comunicação. Daí ao «French Letter Days» foi um salto (desde um elevador para jogos amorosos até ao rapto simulado da namorada, ela trata de tudo), que já inclui o «Cake Club», um local onde as damas se podem divertir à custa dos rapazes e um ciclo de festas temáticas, mensais, «Killing Kittens» que na imprensa britânica já são consideradas «orgias de referência». Se por cá a moda pega ainda vemos os responsáveis de «A Vida É Bela» a mudarem de ramo.

O novo disco dos escoceses Franz Ferdinand, lançado em Outubro passado, pode facilmente passar por um dos momentos marcantes na música editada este ano. Canções como «The Fallen», «Walk Aaway» ou «You Could Have It So Much Better» mostram como depois de um grande album de estreia («Franz Ferdinand», Fevereiro de 2004), se consegue cerca de ano e meio depois continuar com energia, continuar a surpreender e mostrar uma invejável boa disposição. O disco é mesmo contagiante, e depois de o ouvir fiquei a pensar se não teria sido ao seu som que Pedro Cabrita Reis pintou as suas novas obras em papel, inesperadamente coloridas.

Há uma revista editada no Porto e que nem parece portuguesa. Chama-se «Attitude», tem o subtítulo «Atmosferas», aborda interiores, arte, arquitectura e design. Vende-se em vários países europeus, a equipa que a faz é internacional, sai seis vezes por anos, geralmente monotemática, fica muito apropriadamente instalada no Passeio das Virtudes. O Director é Carlos Cezanne, a edição é de Iris Abromivici Tevet. Muito bom grafismo, boa fotografia, informações mesmo úteis. E, além disso, uma boa onda geral que dá gosto.Contacto attitude@attitude-mag.com .

Uma das coisas boas que temos em Portugal é o azeite. Com bastante razão o azeite de Trás-Os Montes é afamado. Pois em Mirandela, na Quinta do Romeu, produz-se um dos nossos melhores azeites, daquele que até dá gosto para molhar o pãozinho, premiado internacionalmente, o Romeu. O olival tem 150 hectares, há muita informação interessante em www.quintadoromeu.com e para os lisboetas é possível encontrar a preciosidade no Corte Inglés. Já agora fiquem a saber que na povoação de Romeu, ao lado da Quinta, há um restaurante que é dos mesmos donos e se dedica à gastronomia tradicional da região. Chama-se Restaurante Maria Rita e o telefone é o 278 939 134. Da sopa seca à feijoada à transmontana as propostas são variadas.

Registo: A cantora brasileira Daniela Mercury, católica praticante, que havia sido convidada para participar no habitual concerto de Natal no Vaticano, foi desconvidada e vetada sumariamente quando as autoridades papais descobriram que ela tinha participado, no Brasil, numa campanha a favor da utilização de preservativo como forma de combate à propagação da SIDA. Os gestos ficam com quem os pratica, não é?

Back To Basics – A TV é pastilha elástica para os olhos (Frank Lloyd Wright).