July 18, 2005

A IMAGEM DE LUIZ PACHECO

VER - Por uma vez deixem-me ser juiz em causa própria. No próximo dia 22 será exibido na 2: , pelas 22h30, um documentário inédito sobre o escritor e editor Luiz Pacheco. O projecto, «Mais Um Dia de Noite», feito em parceria entre a estação e o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, é, na minha opinião, uma das mais conseguidas produções promovidas pela 2: desde que existe. A responsabilidade é do talento e criatividade do realizador António José de Almeida e da produtora Panavideo. A aposta na produção independente, estratégica para a estação, tem dados bons frutos e - aconteça o que acontecer no futuro - pelo menos ficam feitos trabalhos como estes. E, já agora, fiquem com a ideia de que na noite da próxima terça-feira será exibido mais um episódio de «A Minha Viagem A Itália», de Martin Scorsese – uma visita à história do cinema italiano que é absolutamente apaixonante. E muito esclarecedora para os defensores do artesanato umbilical cinematográfico português, feito à conta do erário público.

OUVIR – Nos últimos anos o jazz vocal ganhou peso e estatuto – até comercial. A importância relativa que tem nas vendas da indústria discográfica é apenas um fenómeno conjuntural e geracional: o seu target etário não é a faixa que deixou de comprar música e a passou a importar da net; os seus destinatários vão pelo caminho seguro das FNACs deste mundo, continuam a comprar CD’s e são ainda pouco familiares com o processo dos downloads. Aos poucos o iTunes da Apple está a mudar as coisas – mas o jazz também já lá está abundantemente. Serve toda esta lenga lenga para vos aconselhar o mais recente álbum do pianista e compositor canadiano Denzal Sinclaire, cujo título é o seu próprio nome. Ele é uma daquelas raras vozes que se identifica às primeiras notas, que cativa aos primeiros acordes. Só os grandes cantores transmitem a tremenda sensação de naturalidade que Denzal tem.Com uma carreira de dez anos, Sinclaire toca aqui com uma formação minimalista: voz, piano, contrabaixo e bateria. Como rapidamente compreenderão não é preciso absolutamente mais nada. A edição é da Verve e está distribuída pela Universal Music.

COMER – Sabe sempre bem regressar à velha Primavera, no Bairro Alto. Comida caseira bem confeccionada pela D. Helena, serviço atento e amigo providenciado pelo Senhor Rafael. Confesso que ainda me deslumbro pelos panadinhos – a carne de corte finíssimo, a fritura apurada. As pescadinhas de rabo na boca também têm o seu encanto, mas o melhor de tudo é a informalidade e serenidade que se combinam neste local. O telefone é o 213420477.

DESENVOLVIMENTO – O mercado de conteúdos para plataformas móveis de comunicação vai mais que triplicar no decurso do próximo ano e atingirá o valor de 7.6 mil milhões de euros em Julho de 2006 na Europa, Ásia e Américas – revela uma estimativa da LogicaCMG, uma empresa de consultadoria desta área. Um quinto dos utilizadores de telefones móveis em todo o mundo já experimentaram alguma forma de download para os seus aparelhos e esta percentagem deve atingir os 60 por cento no decurso dos póximos 12 meses. Melodias de toques, jogos e música são os três downloadas mais populares, mas na Europa regista-se um interesse crescente por conteúdos ligados a informação e desporto. Actualmente já existem mais de 1.5 mil milhões de utilizadores de telefones móveis em todo o mundo.

BANDA LARGA – A Viacom anunciou que duas das suas operações de televisão, a VH1 (música) e a Nickelodeon (programação infantil e juvenil), vão iniciar canais de banda larga dentro em breve. Com esta operação a Viacom pretende fidelizar audiências, oferecer produtos complementares e exclusivos e proporcionar aos espectadores a possibilidade de, em qualquer momento, terem acesso a determinado programa.

DIFERENTE – A administração da BBC recomendou que o seu canal um faça menos repetições de programas em prime time.

BACK TO BASICS – Se querem ver mudanças no mundo comecem por fazer mudanças em vós próprios. Quem o dizia era Mahatma Gandhi.