July 10, 2005

VER - Lourdes Castro foi uma das participantes do grupo KWY, que, nos anos 60, em Paris, juntava, entre outros, João Vieira, René Bertholo, Christo, Costa Pinheiro, José Escada, Gonçalo Duarte e Jan Voss. Desde há muitos anos a viver na Madeira, Lourdes Castro é talvez a mais desconhecida das nossas grandes artistas plásticas. Tem uma oportunidade de visitar a sua obra até 27 de Julho na Fundação Arpad Sznees/Vieira da Silva, em Lisboa.

DESCOBRIR – Uma nova pintora, Ana Cardoso, apresenta a exposição «Color Paintings» na já incontornável galeria VPF CREAM ARTE, Rua da Boavista 84, 2º, sala 2, em Lisboa (perto do Mercado da Ribeira). Vai estar até 17 de Setembro

DEVORAR – A série «The Blues», uma encomenda original da estação pública norte-americana PBS, agora editada em DVD. A produção é de Martin Scorsese que definiu os sete episódios e os seus realizadores – entre os quais se contam, além do próprio, nomes como Wim Wenders, Charles Burnett e Clint Eastwood. Na FNAC pode comprar a série integral ou optar apenas pelos episódios que lhe interessarem mais. Wenders evoca Skip James, Blind Willie Johnson e J. B. Lenoir e Eastwood percorre os blues tocados ao piano por nomes como Ray Charles. Fica a navegação avisada que a 2: vai passar a série integral no último trimestre do ano.

COMER – Vale a pena experimentar o restaurante do Hotel Tivoli Jardim, por trás da Avenida da Liberdade. A sala é ampla e luminosa, foi (bem) redecorada há pouco tempo e ao comando está agora o Chefe Luis Carvalho que na nova lista estreada recentemente propõe delícias como arroz de pato (com moelas) e dourada assada sobre tomate fresco e broa. Existe uma boa escolha de 50 vinhos com a particularidade de terem um preço único, 14 euros. É uma belíssima alternativa para almoços. Telefone 213539971.

IMPOSSÍVEL – Não consigo perceber porque é que há tantos meninos e meninas da EMEL com tantos polícias municipais atrás e ninguém põe ordem no estacionamento em segunda (e terceira) fila que está cada vez mais caótico. O problema afecta a cidade em geral mas nas avenidas novas a desgraça é completa. A Avenida Miguiel Bombarda, por exemplo, chega a ter apenas uma faixa disponível entre as quatro teóricas que apresenta. Não poderão as polícias pôr ordem no estacionamento em segunda fila em vez de andarem a multar outros estacionamentos bem menos inconvenientes?

OUVIR – O pianista brasileiro Nelson Freire é uma preciosidade a descobrir. Confesso a minha rendição às suas interpretações dos 12 estudos e da Sonata para Piano nº10 de Chopin. Agora com 60 anos e com uma carreira de quatro décadas, Nelson Freire é pouco conhecido dos portugueses mas muito aplaudido nos Estados Unidos. Pena A edição de «Nelson Freire-Chopin» é da Decca, um Super Audio CD (com surround) distribuída pela Universal.

LER - Vale a pena ir lendo o blog www.direitaliberal.blogspot.com que pretende contribuir para mostrar que à direita não existe só aquilo que a esquerda acha: o passado. Esta semana estrearam-se os debates promovidos pelo blog da direita liberal, as «noites à direita» com um jantar no Nicola. A ideia em si é boa: debater o que é ser liberal, o que é ser de direita, sair das verdades feitas e ousar ter uma aproximação contemporânea e iconoclasta. Para Setembro está já anunciado o tema do próximo debate, a Cultura, que será moderado por Pedro Mexia.

REMATE – Music makes the world go round. Que outra forma de expressão artística, além da música, conseguia criar um evento como o Live 8? Ninguém me tira da cabeça que, além de Geldof e Bono, também Tony Blair esteve por trás da iniciativa, primorosamente marcada para dias antes de uma cimeira do G8 em que ele próprio é o anfitrião. Chama-se a isto marcar a agenda. Com música, claro.

BACK TO BASICS – A Irlanda não se tornou num case study europeu a gastar dinheiro em betão e construção.