June 21, 2005

GREVE DOS PROFESSORES
A greve é na sua origem uma forma de luta dos trabalhadores contra o patronato; o mecanismo desta forma de luta é simples: a greve faz-se para causar prejuízos a quem explora a mais valia do trabalho e não quer fazer um pagamento justo pelo trabalho desenvolvido. Com o andar dos tempos a coisa evoluíu para outras formas e com o desenvolvimento do peso do Estado muitas das greves ( provavelmente a maior parte numa série de países) faz-se contra o próprio Estado. Aqui é que as coisas se complicam - como nesta greve dos professores. A quem prejudica esta greve? Ao Estado? Ou aos alunos em período de exames? Quem perde com a greve? O Estado ou os alunos e as suas famílias? A resposta não é difícil, mas também não é surpreendente.
E que pretendem os professores: que o seu trabalho não seja aferido nem avaliado segundo padrões mais rigorosos (que eventualmente podem ter repercussões nas respectivas carreiras, como acontece em qualquer profissão), e que a idade da reforma fique nos 60 anos.
Tenho o maior respeito por professores. A minha mãe foi professora. Tive grandes professores. Os meus filhos têm alguns bons professores mas têm outros que são erráticos no comportamento, no ensino e avaliação e ne assiduidade: porque hão-de estes - que profissionalmente são piores que outros - não ser penalizados pelas suas falhas?
Estes sindicalistas que impulsionam a greve não dão aulas há anos: são burocratas de um aparelho sindical que quase só tem peso no Estado. Estes sindicalistas vão levar à total perca de influência e descrédito dos sindicatos.Já faltou mais.
Neste triste processo os professores utilizam formas de luta em que os únicos prejudicados são os alunos e ainda por cima numa altura particularmente cruel. Paradoxal, mas verdadeiro. Educadores? Assim, não, de certeza.