June 20, 2005

PNEUS EM VEZ DE SAPATOS

TRANSPLANTE - Fazer política neste país reduziu-se a um paradoxo: se um homem precisa de sapatos promete-se que em vez disso passará a ter pneus novos; cortam-se-lhes os pés, adaptam-se-lhe umas rodas à tíbia e ao peróneo e depois faz-se o lançamento da inovação – com todos os correspondentes novos impostos de circulação pelo meio. Este é o retrato dos dias que correm.

ANEDOTA – Na net circula uma curiosa anedota, também ela sinal dos tempos. Preconiza a instituição de um «Dia Nacional sem Políticos», uma acção que «visa proibir a circulação de políticos durante um dia inteiro» e da qual se esperam benefícios como «milhares de contos de poupança em ajudas de custo, almoços de trabalho e despesas de representação, um dia sem decisões que custam milhões a quem realmente trabalha, e um dia sem carros oficiais e escoltas a funcionar, o que permitirá fazer aumentar a fluidez do trânsito, poupar combustível e proteger o meio ambiente».

TRANSPARÊNCIA – O Conselho Superior do Audiovisual (CSA), o orgão regulador francês, anunciou a short list de cinco nomes entre os 15 que se candidataram ao lugar de Presidente da estação pública, France Télévision. Repararam no verbo: que se candidataram. Um processo aberto e transparente, em vez de umas negociatas de corredores parlamentares. Os finalistas são Marc Tessier, o actul Presidente; Simone Haldberstadt- Harari, presidente de uma produtora e distribuidora privada; Patrick de Carolis, um jornalista e apresentador/produtor de uma série na France 3; Norbert Balit que tem trablahado em estações públicas e privadas de televisão em França; e José Frèches que vem do sector do publishing e que nos anos 80 esteve ligado à privatização da TF1. Repararam? Todos são profissionais do sector. As entrevistas do CSA com os candidatos decorrem à porta fechada e estão marcadas para dia 4; a decisão será anunciada dia 6.

INJUSTIÇA – Li no «Público» de terça-feira que na sexta-feira passada, há uma semana, morreu no Algarve o artista plástico René Bertholo, membro do célebre grupo KWY onde também estiveram Lourdes de castro, Costa Pinheiro, João Vieira e Christo, por exemplo. Nestes dias de edições especiais, Bertholo não teve chamadas de capa nem honras de depoimentos. E, no entanto, foi dos nossos melhores criadores contemporãneos. Morreu no meio de mortes mais mediáticas: como pode a pintura rivalizar com a política ou a literatura?

ENERGIA – Cadeia financeira na indústria audiovisual norte-americana: as vendas internacionais já ultrapassam as receitas de exibição domésticas e as vendas de DVD tornaram-se na maior fonte de receitas, cerca de 16 mil milhões de dólares em 2004, o dobro das receitas de bilheteira nos Estados Unidos.

OUVIR – Chama-se «Verde» e é obra de um nome desconhecido, Badi Assad, uma cantora, autora, guitarrista e percussionista brasileira. Não se assustem – não sou muito dado às brasileirices musicais mais recentes mas este é um disco invulgarmente simples e cativante. Da primeira vez que o ouvi lembrei-me do «Morte e Vida Severina», editado nos idos de 60 pela «Chant Du Monde», mais tarde refeito por Chico Buarque. A obra de João Cabral de Melo Neto, falava-nos da vida no nordeste brasileiro e é esse mesmo som que enche este disco – essa rara harmonia nascida nessas terras e que tem um intimista poder de sedução. Este «Verde» inclui temas tradicionais, clássicos como o «Asa Branca» de Luiz Gonzaga, versões como «One» dos U2 ou «Implorando» de Toquinho e vários e bons temas originais de Badi Assad. CD Edge, distribuído pela Universal

REMATE - A estação russa TNT, que tem introduzido reality-shows no país, vai produzir uma versão local do formato «O Aprendiz», que na sua versão original norte-americana foi apresentado e protagonizado por Donald Trump. Sinal dos tempos, a feroz competição capitalista chega à televisão russa. O programa local chama-se «O Candidato» e o vencedor terá um emprego com um salário anual superior a um milhão de rublos (cerca de 30 000 euros).