May 09, 2005

MOBILIDADE – Um novo relatório divulgado na Holanda pela empresa de estudos Informa considera que no final do ano 2010, em todo o mundo, 125 milhões de pessoas irão seguir regularmente emissões de televisão nos seus telemóveis. O mesmo relatório considera que até final do ano serão vendidos 130 000 telefones com capacidade de recpção de emissões de televisão. A Nokia já anunciou que irá apresentar um modelo com estas capacidades na primeira metade do próximo ano e a Samsumg já faz demonstrações online do aparelho que entretanto desenvolveu.

DEFINIÇÃO – O realizador Steven Soderbergh vai dirigir seis produções integralmente registadas em video de alta definição, que se destinam a ser distribuídas simultaneamente através da exibição em cinemas, da emissão em televisão e do mercado de DVD e Video. O objectivo do produtor ao fazer este lançamento simultâneo é proporcionar ao espectador a possibilidade de decidir desde o início do coclo de vida da obra qual o formato e o meio em que pretende ver o filme. O primeiro filma da série chama-se «Bubble» e é um policial filmado numa pequena cidade do Ohio. Soderbergh é o autor de filmes como «Sex, Lies And Videotapes», «Erin Brokovich» e «Ocean’s Eleven».

SKY – A plataforma de satélite britânica BSkyB atingiu um total de 7,7 milhões de assinantes, conseguiu um aumento de receitas de 10 por cento atingindo os 2.96 mil milhões de libras e obteve um lucro, depois de impostos, de 273 milhões de libras, o que significa um aumento de 12 por cento.

RANKING – Segundo a revista Forbes a Time Warner é a companhia de Media com melhores resultados, aparecendo na posição 51 do seu ranking global das 2000 maiores companhias mundiais. A seguir vem a Disney na posição 99, a Sony na posição 123, a News Corp (de Murdoch) na posição 125 e o distribuidor norte-americano de cabo Comcast na posição 131. A Viacom, outro operador de cabo, surge no lugar 448 e a Vivendi Universal em 454. A BSkyB surge na posição 702. A Warner gerou receitas de 42 mil milhões de dolares e lucro de 3.3 mil milhões de dolares.

LER - «Há sítios onde não chove...Mas no Porto chove sempre. Mesmo quando não chove parece que está a chover, deve ser porque a foz está cada vez mais perto da cidade» - a citação, com a devida vénia, é apenas um dos muito irónicos e estimulantes diálogos do novo livro de Francisco José Viegas, «Longe de Manaus», mais um policial protagonizado pelo detective Jaime Ramos. Arrisco-me a dizer que é o melhor livro que o autor construíu com este personagem. Tem sido o meu entretém desta semana. Melhor que quase qualquer coisa, excepto a nova série dos «Sete Palmos de Terra». Edição Asa, Colecção Finisterra.

OUVIR – A voz é um bocado intrigante, parece ter sido feita de «samples» de outras grandes vozes. Há timbres que evocam memórias, mas há sobretudo uma capacidade melódica vocal que é rara e há uma carga dramática na interpretação que roça o limite do «pastiche», mas que consegue reter, por um fio, lugar cativo na elegância. Ele chama-se Antony, canta com os Johnsons e o disco chama-se «I’m A Bird Now». Vão fazer uma curta digressão nacional no fim de Maio (dia 31 na Aula Magna de Lisboa) e início de Junho. Comprem o disco, estejam atentos aos concertos. Belas canções.

COMIDINHA – Se querem experimentar como está a vossa habilidade culinária com um receituário internacional, visitem o sítio www.epicurious.com e ficarão deliciados. Há uma secção especial para vegetarianos e sobretudo um sistema de pesquisa que permite seleccionar sugestões por ingredientes, método de preparação, cozinhas nacionais, métodos especiais, receitas sazonais, por refeição a que se destinam e por tipo de prato – de saladas a sanduiches. É o motor de busca culinário mais completo que conheço. Pode ainda encontrar sugestões de vinhos e de restaurantes nas principais grandes cidades do planeta.

REMATE – Não é nada má ideia abandonar a reconstrução do Parque Mayer e pensar noutro local para fazer obras de arquitectura emblemáticas. E não há que ter medo das boas ideias, venham de onde vierem.