April 11, 2005

NOVOS CONCEITOS

REVOLUÇÃO – A partir de 1 de Agosto os norte-americanos vão ter um novo canal de televisão por cabo, o Current, cujo alvo principal é o segmento 18-34 anos. O objectivo é trazer para o ecrã a voz e os interesses dos mesmos que são o principal sustentáculo e força de inovação na web. A programação, organizada em torno de slots curtos, abordará temas de tecnologia, moda, televisão, música e vídeo jogos, e assuntos como o ambiente, relações entre pessoas, espiritualidade, finança, política e conselhos para os pais. O Current é uma iniciativa do ex vice-presidente Al Gore, conta com o apoio da Google. A Current propõe-se ainda possibilitar a qualquer telespectador poder exibir as suas próprias imagens de vídeo e vai ter pequenos programas que ensinam a captar e editar imagens em handycams digitais exactamente com o objectivo de fomentar a participação dos espectadores na emissão.

BOLLYWOOD – A indústria de cinema da Índia é umas das mais poderosas do mundo, produz tantos filmes como os Estados Unidos e é conhecida em todo o mundo por Bollywood. A seu lado cresce uma também poderosa indústria de entretenimento. Um recente estudo da PricewaterhouseCoopers considera que a indústria de entretenimento indiana vai crescer a um ritmo sólido de 18 por cento ao ano durante os próximos cinco anos, ou seja promete duplicar a sua dimensão nesse período. O estudo considera que o volume total de facturação do sector, actualmente de 4,5 mil milhões de dólares, vai atingir os 10 mil milhões em 2009, com o sector da televisão e do cinema nos primeiros lugares, logo seguido do novo sector do entretenimento aplicado a telemóveis.

DEVORAR – A mais recente edição da revista «Egoísta», o número 22, de Março, com o coração por tema, evidenciado num recorte perfurante que atravessa o volume de capa a contra capa. Página a página encontram amor, paixão, devoção, raiva – tudo o que nasce do coração. Aviso já que sou parte interessada, escrevi sobre o amor sem fim de D. Pedro e D. Inês. Como sempre os textos são apenas uma parte da história, o resto vive de soluções gráficas, fotografias e ilustrações. Entretanto, orgulhem-se lusitanos e fiquem sabendo que a Egoísta, ganhou duas menções honrosas da Society of Publication Designers de Nova York (SPDNY), entre mais de sete mil concorrentes do mundo inteiro. Apenas 66 publicações foram premiadas e a Egoísta foi a única portuguesa a ter a honra. Aliás a Egoísta ganhou há dois anos, três prémios da SPDNY, e por isso é para bem de todos nós orgulhosamente repetente.

PAIXÃO – Acredito nalguns acasos. As coisas acontecem porque têm mesmo que acontecer, em determinada altura, de determinada maneira. Da mesma forma que a atracção entre duas pessoas é difícil de racionalizar, a rendição a um disco – quando é súbita e institiva – baseia-se na queda de todas as barreiras, reservas e máscaras. Há uma semana atrás não podia imaginar que o disco «On The Moon» de Peter Cincotti me fizesse redescobrir o prazer do romance contado em belas canções. Cincotti é um dos novos crooners americanos e neste seu segundo disco mistura versões de nomes como Cole Porter («I Love Paris»), com temas próprios dos quais destaco aquele que não me sai da cabeça e que é um bom descritivo da minha semana: «I’d Rather Be With You». Aqui está um disco surpreendente, como há muito não via. (CD Concord, distribuído por Universal Music).

SABOREAR – Comidinha argentina nas escadinhas do Duque, muito animadas, cheias de esplanadas. As escadinhas do Duque ligam o Largo da Misericórdia à estação de comboios do Rossio e estas argentinices ficam a meio da escadaria, no número 31 B. Entradas simpáticas à base de vários queijos e saladas e várias propostas de carninha bem tenrinha. Escolhi um bife de lombo com molho de marmelos em vinho tinto, tudo acompanhado pelo estimável Finca Flichman, um vinho argentino sério, honesto e razoável de preço. A carne é do melhor, o ambiente é fantástico, o serviço é airoso – airoso na forma e na substância - pode escolher-se entre uma sala de cores vivas e uma esplanada. A casa fecha às segundas, é prudente fazer reserva pelo telefone 213420739.

REMATE – Vamos lá a ver se o PSD não se lembra de deixar criar um tabu em torno da candidatura à Câmara de Lisboa.