May 02, 2005

IMPRENSA - Um estudo recente da World Association of Newspapers, citado pela revista «The Economist» apresenta resultados que merecem reflexão: entre 1995 e 2003 a circulação de jornais caíu 5% nos Estados Unidos, 3% na Europa e 2% no Japão. Nos anos 60 quatro em cada cinco norte-americanos liam um jornal diário regularmente, hoje só metade o faz. Philip Meyer, autor do livro «The Vanishing Newspaper: Saving Journalism In The Information Age» afirma que se esta tendência persistir os jornais tais como os conhecemos, impressos e em papel, desaparecerão por volta de 2040. Curiosos são os números sobre os blogs revelados pela mesma revista: 56% dos norte-americanos não ouviram falar de blogs e só 3% os lêem com regularidade, mas significativamente 44% dos norte-americanos entre os 18 e 29 anos, utilizadores da internet, declaram-se leitores assíduos de blogs num estudo efectuadop pela CNN/USA Today/ Gallup.

SIMPSONS – A série de animação norte-american «The Simpsons» vai estrear este Domingo, nos Estados Unidos, o seu 350º episódio – um marco assinalável para a estação que desde há 16 épocas mantém este programa no ar – a Fox. Trata-se da maior duração de sempre uma série de animação não destinada a crianças, mas também de um número considerável em termos de séries de entretenimento. Os Simpsons já têm mais episódios que a soma de «Seinfled» com o «Mary Tyler Moore Show», e antes do ano acabar ultrapassarão «Dallas», que fez 357 episódios. Os recordistas são «My Three Sons» com 380 episódios e «The Adventures of Ozzie & Harriet», com uns impressionantes 435 episódios.

OFFICE – Ricky Gervais e Stephen Merchant, a dupla que criou a série «The Office», uma das mais divertidas e premiadas na história da BBC, iniciou uma nova produção, feita em conjunto com a HBO, chamada «Extras», que estreará no Verão. Gervais é considerado um dos grandes cómicos da sua geração e nesta nova série desempenhará o papel de um jovem, amargurado, que pretende iniciar uma carreira de actor, e desiste do seu emprego para tentar o mundo do cinema onde só consegue papéis modestos.

DESRESPEITO – A antiga rotunda da Baptista Russo, perto da Expo, está há meses em obras para a construção de um túnel que deverá aliviar a circulação numa das zonas de Lisboa onde existe maior movimento de veículos pesados. Até aí tudo bem – o problema começa quando os responsáveis da obra fazem alterações de trânsito devido aos trabalhos, provocam o maior caos no cruzamento e, inexplicavelmente, numa obra daquela envergadura e que provoca problemas e engarrafamentos, não se vislumbra um polícia por perto para ajudar a circulação a fluir.

VER E OUVIR – O pianista chinês Lang Lang é uma das grandes novas estrelas da música clássica. O seu talento como intérprete tem sido elogiado e a sua estreia no Carnegie Hall, em Nova Iorque, em Novembro de 2003 foi considerado um dos grandes momentos da sua carreira. É exactamente esse recital que surge agora editado em DVD. É uma gravação cuidada, feita com cinco câmaras independentes de alta definição, duas delas centradas nos dedos do pianista. A gravação audio foi efectuada com o sistema 5.1 da Dolby. O realizador foi Benedict Mirow e o resultado é francamente excepcional. Nessa noite de 7 de Novembro de 2003 Lang Lang interpretou obras de Schumann, Haydn, Schubert, Tan Dun, Chopin e Liszt. O DVD inclui ainda extras como uma entrevista. Edição Deutsche Grammophon, distribuição Universal.

COMIDINHA –Não sabe o que fazer para aquele jantar de amigos? Espreite em www.petiscos.com, um belo site para quem gosta de cozinhar, desde pratos simples que parecem complicados até receitas rápidas, mesmo sanduíches, passando por muitas receitas de massas e sugestões variadas para o dia-a-dia. Mas este site português da Companhia dos Petiscos dá também sugestões de bebidas e sobremesas e é verdadeiramente interessante – inclui até receitas afrodisíacas. Para a semana falamos de um site internacional do mesmo género para quem se quer lançar noutras aventuras.

REMATE – Não era má ideia importar juízes e tribunais dos Açores para o Continente. Temos muito que aprender com as ilhas.