August 22, 2004

A ESQUINA IMPRESSA
Aqui fica a Esquina de sexta passada, no Jornal de Negócios:
PORTUGAL:
João Soares defendeu que devem ser tornados públicos os rendimentos dos dirigentes socialistas, nomeadamente os que ocupam ou ocuparam cargos oficiais. António Costa criticou Manuel Alegre acusando-o de se comportar como «detentor da verdade sagrada» e «guardião do templo».António Mega Ferreira elogiou Manuel Alegre. Emídio Rangel elogiou José Sócrates. Siza Vieira elogiou João Soares. Não vai haver frente a frente entre os candidatos à liderança do PS, apenas um debate entre os três. O Procurador Geral da República sobreviveu à crise gerada pela divulgação de conversas entre um jornalista e a porta-voz da procuradoria onde terá sido violado o segredo de justiça. Em Julho foram detidas 28 pessoas, só no distrito de Vila Real, sob suspeita de fogo posto. A aplicação do novo Código do Trabalho gerou uma queda de 69,4%nas convenções colectivas no 2º trimestre deste ano. 4200 estabelecimentos de ensino pré-escolar vão receber computadores e software numa iniciativa cooordenada pela Unidade de Missão Inovação e Conhecimento (UMIC). Uma das mais prestigiadas agências de avaliação financeira, a Moody’s, elaborou um relatório sobre a cidade de Lisboa que considera como boas a gestão da cidade, a capacidade de crédito do município e os planos de desenvolvimento da cidade. A Procuradoria Geral da República considerou que Carmona Rodrigues tem todas as condições para exercer o mandato de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, situação que era contestada pela oposição Ao fim do primeiro mês em funções os primeiros balanços publicados da actuação do Governo são positivos. A Galp comprou os direitos à exploração em 20 blocos petrolíferos no Brasil.
A prestação portuguesa nos jogos olímpicos tem sido abaixo das expectativas. A imprensa classificou de «humilhante» a actuação da equipa de futebol portuguesa nos Jogos Olímpicos. Luis Figo anunciou que deixaria de integrar a Selecção Nacional. Portugal foi recordista europeu nos valores totais de transacção de jogadores de futebol nesta pré-época.

LÁ FORA:
Durão Barroso foi muito elogiado pela forma como constituíu a equipa de comissários europeus – um bom táctico com sentido de euilíbrio é o resumo das apreciações da imprensa internacional. Numa sondagem publicada esta semana, 95% dos irlandeses declararam-se a favor das rígidas proibições de fumar em locais públicos adoptados este ano. Em Itália 12 clubes de futebol foram acusados de estarem envolvidos em apostas ilegais. Hugo Chávez ganhou o referendo na Venezuela e continua Presidente da República. Uma mulher foi condenada na República Popular da China por gerir um site de strip-tease. Donald Trump anunciou falência mais uma vez e os direitos à utilização da marca Trump ficaram nas mãos do banco de investimentos Credit Suisse First Bonston. Com 89 anos morreu Paul Neal «red» Adair, o homem que se tornou célebre a apagar os mais difíceis incênciso em poços de petróleo e refinarias. As acções da Google foram postas à venda a 85 dolares, o que projecta o valor da companhia para 23 mil milhões de dolares; Google, o motor de busca na internet mais utilizado no Mundo com 200 milhões de utilizadores diários, colocou à venda 19,6 milhões de acções, cerca de 15% do total da companhia. Entre 2 e 12 de Agosto, a cadeia de televisão norte-americanas ABC apresentou a cobertura mais favorável a John Kerry e no mesmo período a NBC teve a cobertura mais negativa em relação ao presidente Bush, segundo o Media Tenor Institute, uma organização independente.

O MELHOR DA SEMANA: O bom ambiente da renovada Trattoria (Rua Artilharia Um 79), quer no buffet de almoço quer à noite, sobretudo às quintas-feiras. Em qualquer dia vale a pena provar os escalopes com molho de limão. Fantásticos.

O PIOR DA SEMANA: Ver o Tejo aos quadradinhos por causa das redes com arame farpado instaladas no Porto de Lisboa. Mais uma vez a cidade é afastada do seu rio.

A VERGONHA: No primeiro jogo a Selecção Olímpica portuguesa de futebol perdeu com o Iraque. No terceiro perdeu com a Costa Rica. Em ambas as partidas houve jogadores portugueses expulsos, Cristinano Ronaldo deu um murro a um adversário, chegou a haver luta no campo no final do último jogo – tudo muito longe do ideal olímpico e da ética desportiva: é assim o futebol que temos, essa boçalidade evidente que vai apalermando o país.

PERGUNTA: A regulamentação sobre os recintos deportivos e as fatídicas balizas existe, o que acontece a quem não cumpre a Lei?

SUGESTÃO: Visitem o Bairro Alto à noite nestes dias de Verão: o encerramento de trânsito trouxe mais gente para as ruas, há mais restaurantes e bares e estão todos cheios de turistas e nacionais. Um bom sinal.