August 16, 2004

A ESQUINA IMPRESSA
(publicada sexta-feira passada no «Jornal de Negócios»

A ESQUINA DO RIO
resumo dos dias que passam

CÁ DENTRO: O «Diário de Notícias» de sábado noticiava que «namoradas dos deputados passam a ter viagens pagas». No «Expresso», José António Saraiva propôs a construção de uma nova capital no interior, na esteira de Brasília, ou daquilo que se soube ser a intenção do Governo sul-coreano, que vai construir uma nova capital a 160 kms a sul de Seul. 25% da floresta portuguesa ardeu na última década. Um jornalista do «Correio da Manhã» alertou para o roubo de cassettes com gravações de conversas com diversas fontes que contactou no âmbito da investigação jornalística do caso «Casa Pia». Por causa da fuga das referidas gravações o director nacional da Polícia Judiciária demitiu-se, sob suspeita de ter violado o segredo de justiça e revelou que ele e a sua família eram alvos de pressões. O Governo propôs um pacto de regime sobre a Justiça e nomeou como Director Nacional da Judiciária um juiz que já havia sido indicado para o mesmo cargo pelo Governo PS. O Bloco de Esquerda diz que só faz pactos com a democracia. O Bastonário da Ordem dos Advogados aplaudiu a iniciativa, centrada na revisão do Código Penal e do Código de Processo Penal, parada na Assemblea da República desde o início de 2003. Eduardo Prado Coelho apoiou Manuel Alegre para a liderança do PS e Mário Soares alertou contra «jogos no aparelho do partido», enquanto sublinhava que na sua opinião Marcelo Rebelo de Sousa é «divertido e estimulante». O Ministro dos Negócios Estrangeiros, António Monteiro, alterou grande parte das colocações de embaixadores feitas por Martins da Cruz. Só na primeira semana de Agosto a Brigada de Trânsito registou 2676 manobras perigosas e 35 mortos e 105 feridos graves em acidentes de viação. Dos 46 militares da GNR que esta semana partiram para o Iraque, 14 já lá tinham estado e quiseram voltar.


LÁ FORA: Um acidente numa central nuclear no Japão matou quatro pessoas. A ETA voltou à actividade com duas bombas no fim de semana, sem vítimas mortais. No mesmo período, no Iraque, verificaram-se 43 mortos em diversos atentados. Os Espanhóis são os que mais vão ao cinema na Europa, à frente da Alemanha, França e Reino Unido: cada espanhol compra por ano 3,18 bilhetes de cinema a um preço médio de 4,7 euros (em Portugal o valor médio do bilhete de cinema é 3,7 euros). Um ensaio inédito da escritora Virgina Wolf, sobre a vida em Londres nos anos 30, foi encontrado na Biblioteca da Univerisdade de Sussex. A campeã mundial dos 100 metros, a norte-americana Toni Edwards foi afastada dos Jogos Olímpicos, que hoje começam em Atenas, sob acusação de doping. A Grécia endividou-se em seis mil milhões de euros para assegurar as infraestruturas para as Olimpíadas. O Reino Unido autorizou a clonagem de embriões humanos com fins terapêuticos. A TVE cortou as transmissões de touradas durante o Verão invocando razões financeiras. A NASA anunciou nova missão a Marte para Agosto de 2005. O Pato Donald fez 70 anos dia 9 de Junho e esta semana teve direito a uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood. Fay Wray, actriz de cinema, morreu aos 96 anos: contracenou com Gary Cooper e Spencer Tracy mas ficou para a história como a miúda que lutou com o gorila King Kong. A capa da revista britãnica «The Spectator» desta semana titula «The World Has Never Been a Better Place» e lá dentro o artigo sublinha que «esta é a mais feliz, saudável e pacífica época na História da humanidade». O comércio electrónico fez dez anos dia 11 de Agosto, aniversário do site Netmarket. Nos Estados unidos o comércio electrónico representará este ano 144 milhões de dólares, 6,6% do total das transacções comerciais naquele país.


O MELHOR DA SEMANA: «Preciso de fazer alguma coisa mais gratificante do que estar aqui no Parlamento» - disse Vicente Jorge Silva, que confessou desejar voltar a ser crítico de cinema para que sobre os filmes surjam «textos mais claros e úteis» do que aqueles que hoje em dia são dados à estampa.

O PIOR DA SEMANA: O novo anúncio de cerveja «Os homens preferem as Sagres».

PERGUNTA: Porque é que as receitas de Francisco José Viegas na «Grande Reportagem» não são editadas em livro?