August 24, 2003

UM EXCERTO
Fica aqui a minha homenagem ao Guerra e Pas com a citação de um texto imperdível, um post do passado dia 18 intitulado Portugal de Futuro ou Há um Professor Bambo em todos nós
. Aqui vai, espero que vos dê tanto gôzo como me deu a mim:
Para daqui a 50 anos, prevejo para o nosso país que:


- Será admitido que as cedilhas sejam usadas nos “cês” que precedem “es” ou “is”.
- Margarida Rebelo Pinto será estudada nas universidades e aclamada como a libertadora da Literatura Portuguesa. A expressão “25 de abril” será usada associada aos seus primeiros livros.
- Terá havido um terramoto em Lisboa. Daí surgiram novos bairros: Nova Lapa, Novo Bairro (antigo bairro alto) e foram instaladas praias artificiais naquela quera a zona das docas há 50 anos.
- Viver em Lisboa é hoje um ‘must’, depois de uma reconstrução que se arrastou por 15 anos e que só terminou há menos de dez.
- Vários prédios são implodidos no antigo concelho de Sintra, hoje AML II (Área Metropolitana de Lisboa II). A ideia é construir um bosque artificial, respeitando a paisagem da zona de Sintra do passado
- Pedro Worscoski é o primeiro ministro português com ascedência ucraniana. Terá a pasta das comunidades.
- A rádio ‘como era antigamente’, sem que se pudessem escolher as músicas, mas sim seleccionada por animadores humanos, é o novo projecto do maior grupo de media português.
- A cidade do Porto inaugura o seu segundo Zoológico
- Lisboa inaugura a sua sexta travessia sobre o Tejo – a Ponte Milénio - , desta vez ligando mais uma vez a Trafaria a Algés, a apenas um quilómetro da Ponte Mário Soares.
- O Petróleo da Zona de Leiria vai deixar de ser explorado. As jazidas descobertas há 30 anos não são rentáveis, especialmente depois do declínio no uso de combustíveis fósseis.
- Mais de um sexto dos portugueses têm avós ou pais nascidos noutros países.
- O Estádio Pinto da Costa, no Porto, vai ser demolido e dará lugar a um novo, completamente automatizado.
- Há planos para a abertura de uma academia do fado, uma música célebre e popular no século passado e inícios deste século.
- Na Madeira será inaugurada finalmente a estátua a Alberto João Jardim. Ficará no Funchal, na Praça Vicente Jorge Silva.
- Benfica e Sporting disputam o campeonato. O FC Porto, há 18 anos sem ganhar, admite que ainda não será este ano.