February 14, 2008

IMAGENS INCÓMODAS
(Publicado no diário «Meia Hora» de dia 13 de Fevereiro)

Os incidentes da semana passada na escadaria do Grémio Lisbonense podiam ter ficado praticamente ignorados, não fora o facto de uma estação de televisão ter divulgado imagens que mostraram a brutalidade dos polícias envolvidos. Nas imagens era bem visível o descontrolo desses agentes, era patente a sua raiva, traduzida em bastonadas indiscriminadas, nem eles próprios sabiam bem em quem.
Na origem da divulgação das imagens está a TV NET, uma estação de televisão que emite na Internet (www.tvnet.pt) há cerca de um ano, e que tem vindo a fazer um esforço notável de cobertura noticiosa e, sobretudo, no estabelecimento de uma relação de grande interactividade com os seus espectadores, que enviam imagens obtidas via telemóvel ou com pequenas câmaras de vídeo.
No dia dos incidentes um porta-voz da polícia dizia que os agentes teriam utilizado os meios proporcionais e necessários face à situação. Ora as imagens mostram precisamente o contrário: um abuso de meios, a completa desproporção da reacção policial e sobretudo a falta de capacidade dos agentes para manterem o controlo da situação. Além disso os agentes actuaram de forma ilegal quando agrediram um repórter fotográfico, em serviço e identificado, da agência Lusa.
A agressão ao repórter fotográfico tinha um objectivo claro: impedir a captação de imagens. Para mal dos pecados da polícia de insegurança pública, hoje todos podem captar – e difundir – imagens. Foi assim que elas chegaram à TV NET e, depois, a todas as outras estações de televisão.
No meio de tudo isto estranha-se o silêncio de Rui Pereira, o Ministro da Administração Interna. Esperava-se que face às imagens abrisse inquérito, promovesse exames psicológicos aos agentes que mostravam raiva e descontrolo, aproveitasse o caso para educar a polícia no respeito pelos cidadãos e pela informação, punisse o porta voz mentiroso. Nada disso. Mas, curiosamente um porta-voz da Câmara Municipal de Lisboa fez questão de se demarcar da forma de intervenção policial – e por acaso António Costa era o anterior Ministro da Administração Interna. Já me esquecia: esta simples carga de bastonada ocorreu no mesmo dia em que Sócrates apresentou mais 180 medidas do simplex…