July 20, 2007

TV: A FALTA DE ESCOLHA
(publicado no diário «Meia Hora» de 18 de Julho


Quem não for assinante de um serviço de cabo está limitado a noites muito monótonas: concursos ou séries juvenis às sete, telejornais às oito, novelas a seguir até à meia noite. Cinema e boas séries só lá para o tarde. As variantes são poucas e pontuais. Os canais comerciais trabalham todos exactamente sobre a mesma matriz.

No Domingo não foi só o resultado da abstenção em Lisboa que deu nas vistas. Pelos lados da televisão o resultado mostrou bem o descontentamento dos telespectadores: o conjunto de canais do cabo esteve praticamente nos 20% (19,5, para ser exacto), um numero elevado quer mostra como um crescente número de pessoas procura alternativas à oferta dos actuais canais generalistas.

O cabo oferece essa alternativa, é certo, mas é pago e não tem canais verdadeiramente populares, de entretenimento, feitos em Portugal. Os sucessivos governos têm querido a todo o custo impedir o surgimento de novos canais portugueses, nomeadamente em sinal aberto. O Governo limita-se a servir de guardião de interesses estabelecidos, argumentando com a dimensão do mercado publicitário, impedindo que surja concorrência face aos operadores actuais.

Aqui ao lado, em Espanha, o Governo teve o bom senso de permitir dois novos canais abertos, criando uma transição mais suave para a realidade da alteração da oferta, dentro de poucos anos, com a Televisão Digital Terrestre (TDT), onde existirão provavelmente o dobro dos canais generalistas actuais . O Governo espanhol preferiu permitir que novos grupos de comunicação tivessem tempo de entrar no negócio da televisão antes do choque da nova realidade da TDT, preferiu permitir que o mercado se auto-organizasse face ao inevitável alargamento. Aqui, passa-se precisamente o contrário, apenas porque o Governo quer controlar os grupos de comunicação que podem ter televisão – por isso mesmo (e não apenas por questões técnicas) é que as regras para o concurso da TDT estão tão atrasadas, por isso é que nada foi ainda resolvido. Com outros canais a oferta seria diferente, as alternativas existiriam. A quem é que isso não interessa?