SÉCULO XIX
Outro dia estive no Ministério das Obras públicas e dei, numa sala de espera, com um móvel extraordinário: um pequeno arquivador, a meio caminho entre uma cómoda e um camiseiro, feito em meados do século XIX e que se destinava a guardar os processos em trânsito no Gabinete do Ministro. Feito de madeira sólida, trabalhada, mas sem demasiados floreados, o móvel tinha oito gavetas, todas aparentemente iguais em tamanho. Por cima de cada uma delas, a respectiva legenda, assim dispostas, de cima para baixo: DGEMN, Hidráulicas, J A Estradas, Urbanização, Quartéis, Hospitais, Cadeias, e, a última, Orçamentos e Diversos. Genial, não é? Simples, arrumado, cada coisa em seu sítio, os quartéis e as cadeias a terem tanta importância como os Hospitais, as estradas a par das hidráulicas, os aeroportos ainda estavam longe. Se fosse hoje nem um ocntentor chegava para a papelada.
Outro dia estive no Ministério das Obras públicas e dei, numa sala de espera, com um móvel extraordinário: um pequeno arquivador, a meio caminho entre uma cómoda e um camiseiro, feito em meados do século XIX e que se destinava a guardar os processos em trânsito no Gabinete do Ministro. Feito de madeira sólida, trabalhada, mas sem demasiados floreados, o móvel tinha oito gavetas, todas aparentemente iguais em tamanho. Por cima de cada uma delas, a respectiva legenda, assim dispostas, de cima para baixo: DGEMN, Hidráulicas, J A Estradas, Urbanização, Quartéis, Hospitais, Cadeias, e, a última, Orçamentos e Diversos. Genial, não é? Simples, arrumado, cada coisa em seu sítio, os quartéis e as cadeias a terem tanta importância como os Hospitais, as estradas a par das hidráulicas, os aeroportos ainda estavam longe. Se fosse hoje nem um ocntentor chegava para a papelada.
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