February 14, 2005

APELO À BLOGOSFERA
em defesa do consumidor
cliente da lisboagás

Desde que no passado dia 5 a lisboagás entrou no prédio onde vivo, em Campo de Ourique, a vida tem sido um inferno. Atrás da lisboagás vieram uma empresa de reparações -Gasfomento, uma empresa de instalações, Purainstalação e uma empresa de inspecção, totalinspe.
Neste espaço de tempo estas empresas facturaram avultadas quantias impondo obras, executando-as, inspeccionando-as e certificando-as (a minha conta ultrapassa já os 750 euros e há várias assim no prédio).
Mas o pior de tudo é que após cada nova intertvenção da Gasfomento surgem novas avarias e novos problemas. O último aconteceu no sábado passado quando todo o prédio ficou sem gás. As intervenções da lisboagás são inconclusivas e remetem para outras empresas que terão de averiguar o que se passa. Há quem fale em obras no prédio todo, ao longo de um mês com o gás cortado.
Quando relatei esta situação kafkiana a um amigo, contou-me que a gasfomento é um pesadelo para quem lhe cai nas mãos. Há quem diga que estas empresas todas estão relacionadas entre si por forma a maximizarem intervenções (e facturações), sem respeito pelos direitos dos clientes. É certo que desde a imposição do Gás Natural as coisas começaram a funcionar cada vez pior - e cabe perguntar se as avarias qe estão a ser detectadas em prédios novos não terão a ver com a forma como as coisas foram feitas nessa altura e com o tipo de gás utilizado em relação às instalações existentes.
A verdade é que uma intervenção da gasfomento provoca outra, que detecta novo problema e a coisa segue em espiral. Isto não me parece normal e tenho relatos de que é uma situação frequente.
O MEU APELO À BLOGOSFERA É NO SENTIDO DA RECOLHA DE TESTEMUNHOS DO COMPORTAMENTO DAS EMPRESAS ACIMA REFERIDAS, EM PARTICULAR DA LISBOAGÁS E DA GASFOMENTO, PARA QUE POSSA SER TOMADA UMA INTERVENÇÃO DE CIDADANIA QUE GARANTA OS DIREITOS DOS CONSUMIDORES E PONHA COBRO A ABUSOS E EVENTUAIS ATITUDES DE CONLUIO.
Por isso vos solicito o envio de factos relacionados com o que acima descrevi para aesquinadorio@hotmail.com.
Resta dizer que investigações jornalísticas sobre as empresas acima referidas, seu relacionamento e suas práticas são mais que bem vindas.
Se concordam em particIpar, façam copy and paste deste post e façam-no circular na blogosfera.