PROGRESSO – A Intel apresentou no recente festival de cinema de Sundance um novo sistema de distribuição de filmes. Citando a imprensa que acompanhou o acontecimento, a estreia de «Rize» conseguiu mostrar um filme sem utilizar película ou video, ou qualquer máquina com mecanismos móveis. Na verdade esta foi a primeira vez que um filme foi exibido num grande ecrã com recurso à sua transmissão à distância por um novo sistema de transmissão de dados desenvolvido pela Intel, o Wi Max. A estreia deu-se numa estância de ski no alto de uma montanha de 3000 metros coberta de neve, em Park City, no Utah. O filme, «Rize» um documentário sobre dança contemporânea realizado por David la Chapelle e filmado em video de alta definição, estava a ser emitido a 1200 quilómetros de distância e depois foi descodificado graças a um vulgar PC Media Center da HP e exibido com um projector digital de alta resolução. O novo sistema da Intel é cerca de 20 vezes mia rápido que as actuais ligações de banda larga e a qualidade da imagem e do som foram elogiados por todos os espectadores. Esta nova tecnologia pode significar uma revolução na forma de distribuição de filmes, que actualmente custa cerca de 1500 mil milhões de dólares por ano em cópias de película, seu transporte, armazenamento e destruição.
ANÉIS – Uma das boas supresas do Festival de Sundance foi o documentário «Ringers: Lord Of The Fans», que traça a influência do livro «O Senhor dos Anéis» na cultura popular desde que foi editado em 1954. A obra de Tolkien foi rapidamente adoptada por artistas pop como os Led Zeppelin, mas influenciou também escritores, artistas plásticos a até filmes e séries como «Star Wars» A sua influência na cultura pop foi perfeitamente transversal, desde os hippies dos anos 60 até realizadores de filmes contemporâneos.
RECORD – «Os Sopranos» tornaram-se na série de televisão mais cara de sempre ao ser vendida para uma das maiores redes de cabo dos Estados Unidos por 2,5 milhões de dólares por episódio. A rede A&E, que tem mais que o triplo de assinantes da HBO (o canal que originalmente produziu e exibiu «Os Sopranos») comprou os 65 episódios já produzidos e adquiriu a opção de exibição da próxima série, a sexta, que está actualmente em filmagens (e que terá entre 10 a 13 novos episódios e que será exibida no final do ano na 2:) . O record anterior pertencia a «Sex In The City», com um valor próximo de um milhão de dólares por episódio.
NOSTALGIA -A avaliar pelos cartazes anunciados para os festivais deste Verão entrou-se no triunfo da rádio Nostalgia. De Iggy Pop aos Manfred Mann há de tudo o que seja recordações dos anos 60, 70, 80 e 90. Num tempo em que faltam genuínos novos talentos, o normal é que as pessoas se comecem a voltar para o revivalismo. A política de contratações e de edições das grandes discográficas levou ao vazio. Dentro em pouco só restam as memórias. E, felizmente, o trabalho das pequenas editoras independentes, as únicas que arriscam na procura de novos talentos.
ESTRANHO – A campanha eleitoral oscila entre o dramatismo em torno de assuntos acessórios e o silêncio profundo e universal à volta dos grandes temas. No meio de uma campanha onde o lema comum é o «choque», não há-de ser por acaso que um grupo de notáveis apele a um «sobressalto cívico» . O que se passa à nossa volta, citando Churchill, é um enigma envolto num mistério. Aos eleitores pede-se que votem sem saberem bem em quê e quase tudo se resume ao pedido de um cheque em branco.
BACK TO BASICS – Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.
PERGUNTA DA SEMANA – Isto é uma campanha eleitoral?
SUGESTÃO – A exposição «A Fotografia na Colecção Berardo», Museu de Arte Moderna, Sintra, de terça a Domingo entre as 10 e as 18 horas. Preço de entrada – 3 euros
ANÉIS – Uma das boas supresas do Festival de Sundance foi o documentário «Ringers: Lord Of The Fans», que traça a influência do livro «O Senhor dos Anéis» na cultura popular desde que foi editado em 1954. A obra de Tolkien foi rapidamente adoptada por artistas pop como os Led Zeppelin, mas influenciou também escritores, artistas plásticos a até filmes e séries como «Star Wars» A sua influência na cultura pop foi perfeitamente transversal, desde os hippies dos anos 60 até realizadores de filmes contemporâneos.
RECORD – «Os Sopranos» tornaram-se na série de televisão mais cara de sempre ao ser vendida para uma das maiores redes de cabo dos Estados Unidos por 2,5 milhões de dólares por episódio. A rede A&E, que tem mais que o triplo de assinantes da HBO (o canal que originalmente produziu e exibiu «Os Sopranos») comprou os 65 episódios já produzidos e adquiriu a opção de exibição da próxima série, a sexta, que está actualmente em filmagens (e que terá entre 10 a 13 novos episódios e que será exibida no final do ano na 2:) . O record anterior pertencia a «Sex In The City», com um valor próximo de um milhão de dólares por episódio.
NOSTALGIA -A avaliar pelos cartazes anunciados para os festivais deste Verão entrou-se no triunfo da rádio Nostalgia. De Iggy Pop aos Manfred Mann há de tudo o que seja recordações dos anos 60, 70, 80 e 90. Num tempo em que faltam genuínos novos talentos, o normal é que as pessoas se comecem a voltar para o revivalismo. A política de contratações e de edições das grandes discográficas levou ao vazio. Dentro em pouco só restam as memórias. E, felizmente, o trabalho das pequenas editoras independentes, as únicas que arriscam na procura de novos talentos.
ESTRANHO – A campanha eleitoral oscila entre o dramatismo em torno de assuntos acessórios e o silêncio profundo e universal à volta dos grandes temas. No meio de uma campanha onde o lema comum é o «choque», não há-de ser por acaso que um grupo de notáveis apele a um «sobressalto cívico» . O que se passa à nossa volta, citando Churchill, é um enigma envolto num mistério. Aos eleitores pede-se que votem sem saberem bem em quê e quase tudo se resume ao pedido de um cheque em branco.
BACK TO BASICS – Quem nunca pecou que atire a primeira pedra.
PERGUNTA DA SEMANA – Isto é uma campanha eleitoral?
SUGESTÃO – A exposição «A Fotografia na Colecção Berardo», Museu de Arte Moderna, Sintra, de terça a Domingo entre as 10 e as 18 horas. Preço de entrada – 3 euros
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