September 06, 2003

A ESQUINA IMPRESSA
Como acontece todas as sextas, a Esquina teve ontem a sua edição impressa. Citações:
MATERIAL DE COLECÇÃO
A edição especial 150 da «Grande Reportagem», que vai deixar de ser mensal e será semanal, distribuída com o «Diário de Notícias» e o «Jornal de Notícias», merece ser guardada. Neste número destaque para três artigos, melhor, três ensaios: de José Pacheco Pereira sobre a política; de Gonçalo Ribeiro Telles sobre a vida nas cidades; e de Pedro Mexia sobre a Cultura. São três textos brilhantes. Citações:
José Pacheco Pereira: «A democracia enfrenta vários perigos, tal como a nossa vida: o peso dos média, a abundância da televisão no quotidiano, o populismo, a ideologia vulgar, a ideia de uma «felicidade terrestre» banal, as perversões da cultura de massas».
Gonçalo Ribeiro Telles: «Acumulámos erros sobre erros, desde a campanha do trigo à ocupação florestal destinada à celulose e aos incêndios. As cidades transformaram-se em ruínas do presente. A beleza desapareceu das preocupações dos vários planos de urbanização».
Pedro Mexia: «Para quem imagine uma sociedade generalizadamente culta, o futuro continua uma desilusão. As massas querem, e quererão sempre, pão e circo, e as novas possibilidades tecnológicas trazem um circo infindável. A democratização da cultura que o futuro trará é uma democratização na possibilidade de acesso, e não no acesso efectivo».

MATERIAL ESCOLAR
A edição desta semana da «Newsweek» aponta objectos tecnológicos que, garante, são o desejo de qualquer adolescente neste regresso às aulas. A saber: uma caneta e bloco notas electrónico da Logitech (Logitech® io™ Personal Digital Pen, www.logitech.com) que permitem escrever, desenhar, rabiscar e depois descarregar tudo para o computador – cheira-me que os notepads vão ficar ameaçados por isto; o já conhecido telemóvel Nokia 3300, que vem com um leitor de MP3 e um rádio FM, além da habitual parafernália polifónica e colorida; e a nova guitarra EZ-EG da Yamaha que permite que mesmo surdos crónicos aprendam rapidamente a tocar acordes graças a um método de auto-instrução no braço da guitarra que indica com sensores luminosos o local onde os dedos devem ser colocados – um sonho tornado realidade. Quer-me parecer que até eu vou andar à procura da guitarra e da caneta.

MATERIAL DE COZINHA
Na semana passada ofereceram-me um novo wok, uma daquelas caçarolas orientais, muito côncavas, que pela sua forma ajudam a tornar muito fácil a tarefa de misturar ingredientes ao mesmo tempo que se cozinham. O meu wok é lindíssimo, da Bodum, e tive ocasião de o experimentar com grande êxito logo no dia em que o desembrulhei. Já cá tinha literatura sobre o assunto, mas na FNAC do Chiado encontrei um precioso guia que aqui devo recomendar: «Cuisine Au Wok», um guia de receitas editado pela Hachette, da colecção «Petits Pratiques Cuisine».

Hoje a banda sonora da escrita da Esquina foi o CD « A Jazzar No Cinema Português» da Zé Eduardo Unit.