July 03, 2003

BERLUSCONI - DEIXO UMA PROVOCAÇÃOZINHA...
Pode um Blog reportar? Pode e deve: Não era minha intenção falar do que aconteceu ontem no PE com Berlusconi, mas já li relatos e comentários em diferentes blogues e alguns leitores do Abrupto pediram-me para comentar os eventos. Penso que tem sentido aqui descrever testemunhalmente o que se passou, por parte de um observador comprometido. Não é jornalismo, mas esforço-me por ser o mais rigoroso que posso nos factos. O resto é opinião. Sabia do que se preparava, assisti ao que aconteceu e , por razões que tem a ver com as minhas funções, tive e tenho um papel nas sequelas possíveis do evento. Sobre esta última parte compreenderão que não fale, como também não falarei dos aspectos de debate interno e das conversas em que participou Berlusconi. - estas linhas são de Pacheco Pereira no seu Abrupto e surgem como a introdução a um relato essencialmente factual e que contribui bem para se perceber o que se passou no Parlamento Europeu. Deixo aqui uma pequena provocação: porque será que não consegui ler em nenhum jornal relato tão exacto do sucedido? - Será que tem a ver com o facto de, tantas vezes, a função jornalística ser prejudicada por uma posição preconceituosoa de quem reporta, distorcendo a realidade? Peço comentários...