July 01, 2003

SOLITÁRIO
Gosto de almoçar sózinho. Dá-me para ler, para ir pensando alguma coisa. Nestes dias, porque é perto e posso ir a pé, dá-me jeito almoçar no Magnolia Caffé (Largo do Campo Pequeno 2A). Tem comida leve, variada, desde uma boa sanduíche, até saladas como deve ser, passando por algumas coisas mais exóticas - como o stir-fry de arroz, tiras de carne, gengibre e camarão que hoje me deliciou. Infelizmente não tem vodka, que me tinha sabido bem no fim. Pode-se escolher entre o self-service (é mais sandes e sumos...) e uma mesa, de faca e garfo. O serviço é impecável, graças à chefe de mesa, a eficiente brasileira Rose, e à sua assistente, uma bela romena que dá pelo nome de Michaela e que fala português com um perfeito sotaque brasileiro. Na mesa ao lado estava uma outra brasileira, esta bastante desinteressante, que me fustigou o almoço a falar com uma italiana decadente que lhe falava dos Maseratis que tinha vendido. A brasileira, percebi eu pelo meio da conversa, estaria ligada à embaixada, chamava-se Cláudia e lia Rainer Maria Rilke enquanto abordava a problemática dos jeeps Mercedes. Se não fosse ter acompanhado o almoço pela leitura da «Wallpaper» que a casa disponibiliza para os clientes e uma meia garrafa de branco a vida tinha sido bem mais difícil.