August 16, 2005

TUGA – Mais um êxito de origem nacional: um site de imagens fotográficas, enviadas de todo o mundo, com custos de utilização baixos, o www.gimmestock.com foi idealizado, programado e desenvolvido por portugueses e o seu banco de imagens, já com mais de 10 000 fotografias, está dividido em secções como arquitectura, cidades, natureza, objectos, pessoas, texturas, tecnologia, transportes e alimentos. Este trabalho já se tornou notado pela revista Design How e tem referências no seu site, howdesign.com e na respectiva newsletter electrónica. Agências de publicidade e ateliers gráficos independentes são alguns dos destinatários aí recomendados para este gimmestock.com. Visitem a página e vejam como continua a haver espírito criativo por estas bandas.


NATUREZA - «March Of The Penguins», um documentário da National Geographic, está em exibição em cerca de duas mil salas de cinema dos Estados Unidos e as receitas de bilheteira já colocaram esta produção no segundo lugar dos documentários mais vistos, logo a seguir a «Fahrenheit 9/11» de Michael Moore. Este épico da vida animal, filmado na Antártida, destronou o anterior nº2, outro filme de Moore, «Bowling For Columbine».

TELENOVELAS – A Sony Pictures Television International tornou-se líder da produção de telenovelas na Rússia, e obteve já sucesso com «Poor Anastasia», «Dear Marsha» e «Talisman Of Love», com mais de uma centena de episódios cada. Os guiões são escritos por uma equipa mista de russos e americanos que comunicam pela net e garantem cinco episódios por semana.

A MILHAS - A cadeia de televisão norte-americana ABC vai passar a oferecer aos utilizadores de telemóveis conteúdo inédito de séries como «Alias». Melodias de toques, imagens gráficas e segmentos de texto para SMS são as ofertas iniciais que a ABC fará através da Proteus, um fornecedor de conteúdos para telefones móveis. O objectivo é possibilitar aos utilizadores que personalizem os telemóveis de acordo com os seus programas favoritos da ABC.

SINAIS – Os jogos de vídeo são responsáveis por um decréscimo do tempo gasto pelos norte-americanos frente à televisão: das 18 horas por semana em 2004, o valor passou para 16 horas em 2005, uma redução de 11 por cento. De acordo com o estudo da «Digital Gaming In America», nos Estados Unidos existem cerca de 76 milhões de pessoas que regularmente fazem vídeo-jogos .

PARA VER E OUVIR – O realizador Jonathan Demme vai filmar um documentário baseado em dois concertos de Neil Young em Nashville que têm lugar nos dias 18 e 19 de Agosto. Sob a forma de um documentário, o filme terá o mesmo nome que o próximo álbum de inéditos de Young , «Prairie Wind», que será lançado dia 19 de Setembro. Devo aqui fazer uma declaração de interesse: para mim, Young, 59 anos, é um dos nomes maiores da música e Demme foi o responsável por filmes como «The Silence Of The Lambs» ou «Philadelphia» e pela gravação de concertos como «Stop Making Sense», dos Talking Heads.

COMIDINHA – Pois experimente ir pela Marginal até Paço de Arcos e entre no desvio que dá acesso à estação dos comboios. Há-de chegar à Rua Costa Pinto, uma rua de restaurantes. Logo no início, lado esquerdo, tem a Casa do Dízimo. Depois, tem O Carula, a seguir Os Arcos, um pouco para cima a Casa Gallega e num terraço fronteiro um belo restaurante italiano, simples e muito simpático. Mas o que hoje nos interessa é mesmo O Carula, no nº 39 dessa rua. É uma sala ampla, que termina numa parede de vidro, com vista sobre o mar. o serviço é simpático, a garrafeira é razoável, a qualidade do peixe é primorosa e a habilidade de quem maneja a grelha igualmente. Para entreter tem uma bela salada de polvo, que é de chorar por mais. Mas é nos peixes grelhados que a casa se faz notada e é por eles que vale a pena ir lá. Muito boa relação qualidade-preço. Encerra às quartas para o jantar, telefone 21 443 22 06.

BACK TO BASICS – «Com o presidente que tem, o governo de Lula só poderia dar no que deu. Ele é despreparado e leviano. (…) Nesta crise, ele mostrou que é capaz de fazer qualquer coisa para não fazer nada.» - Marcos Sá Correa, jornalista (retirado do site brasileiro «No Mínimo», uma exemplar recolha de textos, reportagens e opiniões).